Prefeitura promove capacitação Semana da Pessoa com Deficiência

 

Prefeitura de São Luís
Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizará entre os dias 21 e 28 de agosto palestras com o tema “Fundamentos Filosóficos e Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” e oficinas de sensibilização “Simulação das deficiências e Gentilezas”.

A programação terá início no dia 21 de agosto, às 8h, no auditório da Creche Maria de Jesus Carvalho, e envolverá gestores, coordenadores, professores, alunos, pais, funcionários da escola e integrantes da comunidade escolar. O evento é uma das ações que vêm sendo desenvolvidas pela atual gestão com o objetivo de promover a inclusão social do aluno da educação especial e reduzir as barreiras que dificultam o convívio escolar das crianças com deficiência.

Além da programação desenvolvida em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a Semed tem realizado ações como os mutirões de assistência social. Durante os mutirões, pais e alunos com deficiência, além de receberem orientações por meio de palestras, foram atendidos por uma equipe técnica composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social e fisioterapeuta. Aproximadamente 700 atendimentos foram realizados.

“Por conta da realização dos mutirões no início do ano percebemos que na educação especial houve um crescimento de 65% nas matrículas dos alunos. O aumento dessa demanda gera uma necessidade de capacitação dos profissionais da Educação Especial em relação às práticas pedagógicas que devem ser adotadas e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é uma oportunidade para que essas e outras questões sejam abordadas”, afirmou a superintendente da Área de Educação Especial da Semed, Dalvina Ayres.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21 – Solenidade de abertura na UEB Maria de Jesus Carvalho (Camboa), às 8h.

Dia 22 – Palestra na UEB Maria Alice Coutinho (Turu), às 14h.

Dia 23 – Palestra na UEB Nascimento de Moraes (Cidade Operária), às 8h30.

Dia 26 – Palestra na UEB Rubem Almeida (Coroadinho), às 14h.

Dia 27 – Palestra na UEB Sá Vale (Anil), às 14h.

Dia 28 – Oficina na UEB Primavera (Cohatrac), das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.

Fonte: Prefeitura de São Luís.