Começa a III Conferência Estadual de Igualdade Racial do Rio

 

Nesta sexta (23), sábado (24), domingo (25), será realizada a III Conferência Estadual de Igualdade Racial do Rio de Janeiro, por coincidência na data que se completa 10 anos da Lei 10639, que colocou o ensino sobre a história da África como obrigatório nas escolas públicas.

Serão três dias de intenso debate sobre as políticas de promoção da igualdade racial. O credenciamento será realizado a partir das 9h, desta sexta-feira. A abertura da Conferência está marcada para as 11h, e contará com a ilustre presença da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. O primeiro e último dia do evento acontecerá no Renascença Club, na Rua Barão de São Francisco, 54, no Andaraí. No sábado, os debates acontecerão na UERJ, no Campus Maracanã.

Nesta quinta (22), aconteceu uma iniciativa nacional em defesa do povo negro, que é a Marcha Nacional Contra o Extermínio da Juventude Negra. Aqui no Rio foi realizada na Rocinha e na Central do Brasil.

Cláudia Vitalino, dirigente da UNEGRO, destacou a importância da Conferência no estado e a necessidade de garantir a aplicação das políticas de igualdade racial no Rio de Janeiro:

“Sabemos que no estado a repressão policial tem cor e essa cor é a negra. A Conferência de Igualdade Racial é a possibilidade de estarmos dialogando diretamente com o governo para que as políticas de promoção da igualdade racial possam ser de fato aplicadas, nosso compromisso não é de apenas discutir, é de acompanhar e fazer com que sejam aplicadas essas políticas. Não adianta irmos e participarmos da Conferência, e não acompanharmos o andamento dos encaminhamentos após a Conferência; pois o mais importante é justamente o momento pós Conferência, é a aplicação dessa política. Nós, enquanto sociedade civil, devemos fazer com que essas políticas afirmativas e propositivas sejam aplicadas no estado do Rio de Janeiro”.

Cláudia ainda falou da trajetória de luta do movimento negro, da difícil batalha contra o preconceito em nosso país, e frisou que a Conferência é uma conquista da comunidade afrodescendente:

“A Conferência Estadual de Igualdade Racial, é uma conferência da comunidade afrodescendente. Pensar que há 15 anos o Brasil dizia que não tinha racismo no país, para nossa luta o primeiro passo seria o país reconhecer seu preconceito. E a partir disso, nós dos movimentos negros organizados passamos a ter conquistas, ficávamos mais no discurso, mas não tínhamos como combater, pois o país não assumia esse preconceito”, finalizou Cláudia Vitalino.

Confira o link com os principais destaques da UNEGRO, teses apresentando desafios e perspectivas para a Conferência aqui.

Confira a programação da III Conferência Estadual de Igualdade Racial:

Dia 23/08 – Local: Renascença Club
9h às 19h – Credenciamento Delegados e suplentes com carta
11h – Mesa de Abertura da Conferência
13h – Almoço
15h – Palestra Magna
17h – Votação do Regulamento da Conferência
19h/22h – Coquetel (serviço de caldos) e roda de samba e apresentação teatral
21h as 23h – Saída dos ônibus para os hotéis

Dia 24/08 – Local: UERJ
7 as 7:30h – Saída dos ônibus dos hotéis
9 às 12h – Credenciamento de delegados e suplentes – 7° andar
9h – Grupos de Trabalhos- 7° andar
12h – Almoço
13:30h – Grupos de Trabalhos – 7° andar
17h – Plenária sociedade civil – 7° andar
20h/21:30h – Jantar
21h as 22h – Saída dos ônibus para os hotéis

Dia 25/08 – Local: Renascença Club
7 as 7:30h – Saída dos ônibus dos hotéis
9h/12h – Plenária Final
12h – Almoço
13:30h – Plenária Final e tiragem de delegados para a conferência Nacional
17h – Atividade cultural e coquetel