Uruguai prepara conferência da ONU sobre telecomunicações

Começou nesta terça-feira (20) em Montevidéu, capital do Uruguai, a Reunião Regional Preparatória para a Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações de 2014. A sexta edição da conferência organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) será realizada em Sharm el-Sheikh, Egito, entre os dias 31 de março e 11 de abril do ano que vem.

O encontro deve abordar as principais áreas de interesse para as Américas, como as futuras redes de comunicação; implantação da banda larga com ênfase na redução dos custos de acesso à Internet; uso de aplicativos para o desenvolvimento socioeconômico, particularmente em áreas rurais e urbanas mais carentes, com ênfase especial nos povos indígenas e pessoas com deficiência; segurança de redes e segurança no uso de aplicativos e serviços; e telecomunicações de emergência, incluindo a preparação e resposta a desastres.

A penetração de aparelhos móveis na região é estimada em quase 120% na América Latina e no Caribe até o final de 2013 e o percentual de domicílios com acesso à internet também continua aumentando, podendo chegar a 40% até o final do ano. Mais de 60% das famílias da região têm acesso à internet em casa, com 48% de penetração de banda larga móvel e 17% de banda larga fixa, o que é bem acima da média mundial.