Congresso da CTB apresenta balanço da gestão

No sábado (24), último dia do 3º Congresso Nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), algumas secretarias fizeram um balanço da última gestão. Adilson Araújo falou pela CTB Nacional, João Batista Lemos analisou as ações das Relações Internacionais, Sérgio de Miranda falou sobre política agrícola e agrária e Vilson Luiz, apresentou os dados financeiros da Central.


Delegados participam da atividade de balanço no último dia do Congresso/fotos: Maurício Morais

Adilson Araújo qualificou como positiva a última gestão e destacou as conquistas dos trabalhadores, como a valorização do salário mínimo, a lei das domésticas entre outras. O novo presidente da CTB alertou ainda para a importância da defesa da unicidade sindical. “Nossa Central cumpriu seu papel, chegamos com mais de mil sindicatos, destes mais de 700 legalizados”, afirmou.

Em sua análise, João Batista Lemos informou que a Central, que é filiada à Federação Sindical Mundial (FSM), se relaciona com mais de 120 organizações e sindicatos no mundo e que “diante a ofensiva imperialista do capital se faz necessária a unidade mais ampla da classe trabalhadora”.

Após as apresentações, o ex-presidente da CTB Wagner Gomes, recebeu diversas homenagens. Pouco antes do início da eleição da nova diretoria, também foi aprovada a proposta sugerira pelo dirigente Vilson Luiz de aumentar o repasse para os estados de 20% para 35% como medida para fortalecer as centrais estaduais, Wagner destacou ainda a necessidade de acabar com a inadimplência para que a medida seja efetiva.

Fonte: Portal da CTB