Frente Ampla do Uruguai busca terceiro mandato com Tabaré Vázques

A coalisão uruguaia de centro-esquerda, Frente Ampla (FA), ainda não oficializou sua candidatura para as eleições presidenciais de 2014, mas o ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010) reiterou sua disposição em postular-se. A atual base do governo de José Mujica havia indicado Vázques no começo do mês agosto e ele chegou a anunciar que aceitava o convite “pelo país e pela FA”.

Tabaré Vázquez será candidato à presidência do Uruguai em 2014 - Info Sur

Em sua primeira aparição pública desde que aceitou o pedido de vários dirigentes da coligação, o ex-mandatário participou, no último domingo (25), de uma assembleia pelo "Dia do Comitê Base". Ao ser consultado sobre a candidatura, Vázques afirmou que tomou a decisão “pelo compromisso que tem com as pessoas e com a Frente”.

Segundo ele, ainda “não é tempo eleitoral”, já que os comícios acontecem somente em outubro do próximo ano e o governo de Mujica termina seu mandato no princípio de 2015.

Assembleia da Frente Ampla

Durante a jornada, realizada também em núcleos no exterior do país com a participação de cerca de 10 mil pessoas, cada comitê elegeu autoridades e delegados para o VI Congresso Extraordinário da Frente Ampla, que acontecem nos dias 23 e 24 de novembro.

Antes, no dia 21 de setembro, a coalisão vai realizar uma Plenária Nacional, onde serão analisadas as bases programáticas para um provável terceiro governo (2015-2020), além de nomear os delegados para o Congresso.

Ao largo dos encontros, a FA sustentou seu objetivo estratégico de consolidar-se como “força transformadora da sociedade uruguaia em busca de uma sociedade ainda mais próspera, inclusiva, justa e solidária”.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina