Maior campeonato de futebol de várzea começa no Recife

Uma grande festa com a participação de centenas de boleiros marcou o lançamento do programa Recife Bom de Bola neste domingo (25), no campo do Bueirão, na Torre. O prefeito Geraldo Julio e o vice-prefeito Luciano Siqueira prestigiaram o início da competição organizada pela Prefeitura.

Considerado o maior campeonato de futebol de várzea do mundo, o Recife Bom de Bola reunirá mais de 500 equipes e 13 mil atletas de todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s) da cidade. A iniciativa utiliza o esporte como plataforma para um conjunto de ações; incluindo um torneio, combate à violência, descoberta de talentos e requalificação dos campos nas comunidades.

A prefeitura criou um incentivo direto à participação e revelação de talentos. Os 11 melhores jogadores da categoria Sub-17 serão contratados pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e emprestados a clubes da primeira divisão do Campeonato Pernambucano de 2014, ganhando oportunidade concreta de vencer na vida por meio do futebol. O programa também se integrará ao Pacto pela Vida do Recife, ajudando a levar cidadania aos bairros com maiores índices de violência e utilizando o potencial do esporte para afastar os jovens da criminalidade.

O prefeito do Recife enalteceu a possibilidade que os jovens da cidade terão para exercer cidadania através do futebol.

“Estou muito feliz com todo mundo aqui reunido para prestigiar esse momento. Devo falar também da cultura de paz que se espera nos jogos e da cidadania. E lembrar que vamos seguir na defesa dos campos de várzea durante toda a nossa gestão”, afirmou Geraldo Julio, que determinou à Secretaria de Esportes e Copa do Mundo a manutenção de todos os campos de várzea do município.



George Braga e Geraldo Julio no evento. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Outro foco do Recife Bom de Bola é contribuir para a requalificação do espaço urbano, recuperando, em 2013, 33 campos de várzea. Os espaços serão transformados em centros de entretenimento e lazer, com a inclusão de projetos esportivos voltados a todas as idades.

O investimento previsto é de R$ 7 milhões e a prefeitura vai buscar parcerias com empresas que possam contribuir para a reforma e manutenção dos equipamentos. Os campos reformados receberão ainda escolinhas de futebol. Serão promovidas, também, ações junto às torcidas dos times de várzea, criando exemplos de convivência harmônica que possam servir de exemplo às novas gerações de torcedores dos clubes profissionais.

O secretário de Esportes e Copa do Mundo do Município, George Braga, mencionou a importância do futebol na formação dos jovens. “Estamos entregando o campo com uma melhor estrutura para a prática da atividade e ainda vamos reformar muitos outros. O esporte é também uma das prioridades desta gestão, que quer levar a Copa para todos os lugares do Recife. Estamos mostrando que o futebol pode transformar não só a nossa vida, mas também a nossa cidade”, enfatizou.

Fonte: Site de Luciano Siqueira e Prefeitura do Recife
Foto: Lucas Fernando