Mais de R$ 9,5 bilhões foram investidos pelo GDF até agosto

Mais de R$9,5 bilhões foram investidos este ano pelo GDF até este mês, desde obras a pagamentos de servidores, segundo informações do Portal da Transparência, canal utilizado pelo cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos públicos.

"A sociedade está monitorando os gastos do governo. Os resultados desse acompanhamento contribuem para a correta aplicação do dinheiro público e para as ações de prevenção e combate à corrupção realizadas pelos órgãos de controle", destacou hoje a subsecretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, Soraia Mello.

O portal, com uma média de 500 mil acessos mensais, tem se consolidado como a principal ferramenta do cidadão do Distrito Federal para acompanhar o uso de dinheiro público pelo governo local.

Na página do portal, o menu "Despesas Públicas", item "Por Credor" , tem sido um dos mais acessados.

Nessa seção, estão detalhados todos os pagamentos realizados pelo GDF a pessoas físicas ou jurídicas que prestaram algum serviço ou venderam algum bem à Administração Pública.

DETALHAMENTO

De acordo com o diretor de Transparência da pasta, Edilson Felipe Vasconcelos, o detalhamento das despesas atinge todos os níveis.

Há informações sobre empenho (quando é firmado um pré-contrato entre o GDF e a empresa ou prestador do serviço); liquidação (indica que o serviço foi efetivamente prestado, ou, no caso de algum bem, que ele foi adquirido e entregue) e pagamento (fase final do contrato).

"Com esse detalhamento, fica mais fácil identificar qualquer irregularidade que pode embasar uma denúncia da má aplicação dos recursos públicos", reafirmou Vasconcelos.

CONSULTA

Para saber quanto uma empresa ou prestador de serviço recebeu do GDF, basta inserir no campo de busca o número do CNPJ, do CPF ou apenas o nome.

O sistema do Portal da Transparência indica qual órgão ou unidade administrativa fez o pagamento, quando ele ocorreu e, o mais importante, quanto foi gasto.

"Em breve, haverá uma descrição ainda mais detalhada da despesa. Isso vai munir o cidadão de mais informações", lembrou o diretor de Transparência.

Vasconcelos acrescentou ainda que a maior parte dos usuários que buscam essas informações referentes às despesas é de jornalistas, embora o número de cidadãos comuns também seja expressivo.

"Qualquer pessoa, ao ter acesso a esses dados, pode contribuir com o governo para evitar que o dinheiro público seja mal aplicado. O Portal da Transparência é o instrumento mais importante de fiscalização e aplicação do dinheiro público", ressaltou.