Vereadores de Fortaleza discutem Estatuto Nacional da Juventude

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) propôs a audiência que recebeu a Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, o Coordenador de Políticas Públicas para Juventude, Élcio Batista, e diversos militantes do segmento.

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu a Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, para debater o Estatuto Nacional de Juventude em audiência pública realizada na última segunda-feira (26/08), atendendo ao requerimento do vereador do PCdoB, Evaldo Lima. Para o líder do prefeito, “o debate acerca das políticas públicas de juventude se faz muito importante pela necessidade de proteger diversos cidadãos vulneráveis”.

Segundo explicou a Secretária, dos mais de cinco mil municípios brasileiros, aproximadamente 500 cidades possuem órgãos gestores específicos para a juventude, por isso a necessidade de fortalecer a política nacional e estendê-la aos municípios. Em Fortaleza, o Legislativo pode dar início a essa caminhada rumo ao fortalecimento das políticas para o segmento com a Emenda da Juventude proposta por Evaldo.

A proposta de emenda à Lei Orgânica do Município pretende criar um capítulo dedicado exclusivamente do segmento. “A juventude foi negligenciada historicamente pelo poder público, estando, por vezes, exposta às mazelas sociais”, diz Evaldo. “A política precisa estar articulada com o modelo de sociedade em que vivemos”, explica o Coordenador de Políticas Públicas para Juventude de Fortaleza, Élcio Batista. Como concluiu Severine, o poder Legislativo, o Judiciário e a sociedade civil organizada possuem papel importante na pressão aos órgãos públicos para alcance de melhores resultados.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)