Em defesa da crítica e do pensamento

Nota da Fundação Mauricio Grabois-MG em solidariedade ao Centro de Difusão do Comunismo da UFOP

Queremos manifestar nosso desagravo quanto à decisão da Justiça Federal do Maranhão contra o Programa de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, implementado pelo Centro de Difusão do Comunismo (CDC-UFOP).

A UFOP recebeu, em 20 de agosto último, um mandato de citação e intimação da Justiça Federal do Maranhão suspendendo as atividades do referido Centro.

Entendemos não haver materialidade que comprove o mérito da Ação, além de desconsiderar o papel de produção do conhecimento, inerente às instituições acadêmicas que exige plena e universal abordagem. Expressamos o apoio a todas as iniciativas em defesa do CDC-UFOP.

Nós, da Fundação Mauricio Grabois – Sessão Minas Gerais entendemos que essa ação é expressão da intensa luta ideológica que vive o país e a América Latina na última década. Luta esta que se acentuou com a crise global do capitalismo, a partir de 2008, numa ofensiva contra as críticas revolucionárias ao sistema hegemônico, destacadamente as oriundas de um novo sistema, o sistema socialista.

Essa ação contra um espaço de debate e elaboração do pensamento crítico é uma dentre as inúmeras desferidas por setores política e ideologicamente conservadores do Brasil. Eles se servem destes expedientes para constranger e obstaculizar a crescente e multiforme aspiração de setores da juventude e da intelectualidade para recuperarem a trajetória da corrente intelectual que foi a matriz do pensamento sobre emancipação nacional e social na nossa história: a corrente comunista.

Assim chamamos a todos que defendem a pluralidade de ideias e dentre deles os que têm uma perspectiva progressista e avançada para se somarem à defesa do Centro de Difusão do Comunismo da Universidade Federal de Ouro Preto. A defesa deste espaço de pensamento crítico é a defesa de todo o debate livre sobre a trajetória do pensamento e ação revolucionária de longa tradição em nossa história como ferramenta fundamental para contribuir para abrir caminhos e perspectivas de emancipação.

Sérgio Danilo Miranda Rocha
Secretário Geral da Fundação Mauricio Grabois
Seção Minas Gerais