Estudantes apoiam projeto de transporte universitário 

Estudantes e representantes de entidades estudantis do Ceará, que participaram na última segunda-feira (26), de encontro com o deputado João Ananias (PCdoB-CE), garantiram apoio ao Projeto de Lei que propõe transporte público e gratuito intermunicipal para estudantes universitários e de cursos técnicos que estudam em municípios vizinhos a cidade onde moram. Eles se comprometeram em mobilizar a classe estudantil para pressionar pela votação do projeto na Câmara. 

Rudney Souza, da União da Juventude Socialista (UJS), disse que a proposta do deputado João Ananias está em consonância com a pauta da juventude. “Temos de pressionar os nossos deputados para aprovar o Projeto que vai garantir o deslocamento dos estudantes”.

Já o diretor da UNE (União Nacional dos Estudantes) no Ceará, Eduardo Brasileiro, afirmou que vai mobilizar os estudantes no sentido de pressionar a votação do projeto. “Vamos fazer um grande abaixo-assinado para garantir o direito da juventude de se deslocar para universidade”.

Brenna Carvalho, da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas e Edward Neto, diretor da Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), destacaram que o transporte é o principal problema enfrentado pelos estudantes que garantiram uma vaga na universidade e moram no Interior do Ceará. “Não adiante ter acesso ao ensino superior, se não tem meios para se manter”, observou o diretor da Ubes.

A estudante Jéssica Emanuella, da Escola Profissional de Pacajus, garantiu que vai divulgar o projeto na sua escola e mobilizar os estudantes do município. Sarah Hannahe, do DCE da Universidade Federal do Ceará (UFC), também se comprometeu de divulgar a proposta.

Os vereadores Livia Meneses, de Pacajus e Ricardson Santana, de Aquiraz, ambos do PCdoB, louvaram a iniciativa do deputado João Ananias e prometeram trabalhar em defesa da aprovação da proposta que vai garantir o deslocamento dos estudantes.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. João Ananias