Jovens e feministas realizam encontro

Dezenas de participantes estiveram no 1º Encontro Feminista da UJS e UBM do Distrito Federal, dia 24.

Jovens e feministas realizam encontro

A atividade foi realizada numa parceria inédita entre a União da Juventude Socialista – UJS e a União Brasileira de Mulheres – UBM, do DF, e contou com a presença da Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amância e da Secretária-Adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, além de estudantes secundaristas e de diversas faculdades do DF, especialmente do Elefante Branco e da UNB, e participantes de diversas áreas como jornalistas, escritores e gestoras públicas.

A programação incluiu uma oficina de saúde da mulher, conduzida pela fisioterapeuta e Vice-Coordenadora da UBM DF, Rita Polli, e desenvolveu-se num ambiente de descontração com piscina e churrasco.

Para a coordenadora de formação da UBM, Bia Gregory, “a oficina da esqueleta foi o destaque do dia, com Rita realizando uma apresentação envolvente e com bastante propriedade, que foi muito além do conhecimento sobre corpo, saúde e sexualidade. Tocou, também, nas relações de poder dentro de uma sociedade ainda patriarcal e machista e na sua consequência na vida das mulheres”.

Para ela, “o papo se completou com as falas de Olgamir e Ângela e com o debate que se seguiu. Seguramente, muitas novas companheiras e companheiros saem comprometid@s com a luta pela emancipação das mulheres e com a luta pelo fim da opressão de classe”, avalia.

Socialismo e a luta emancipacionista

Luciana Soares, coordenadora de Organização da UBM considerou a atividade “um marco histórico pela unidade entre as duas organizações e pela importância do debate emancipacionista com a perspectiva de que a luta pela liberação das mulheres da opressão machista é também a luta pelo socialismo e uma tarefa conjunta com os homens”.

“Na sociedade capitalista contemporânea, o significado de igualdade transformou-se em mesmice e não em unidade. Assim como a moderna produção em massa exige padronização, o processo social requer a padronização dos homens e mulheres, por isso a luta pela liberação das mulheres não pode estar desassociada da luta de classes e da luta pela construção do socialismo”, argumenta.

Júlia Gasparetto, Secretária de Mulheres da UJS/DF, considerou a realização da atividade como “um início, com muitas proposições e visões novas. Teve muitas informações, agora vamos transformar o debate em ações práticas em toda nossa atuação.“
Para Rita Polli, que participou da fundação da UJS e da criação da UBM, “ a convivência com as companheiras e companheiros dessas duas entidades de luta foi fundamental na formulação das políticas que hoje tenho a oportunidade de ajudar a Secretaria de Estado da Mulher a implementar no Distrito Federal, entre elas essa oficina. O debate foi de alto nível e me sinto em condições de compartilhar essa energia com a UJS, mesmo sendo de outra geração. Fiquei especialmente feliz com a atividade". Declarou.

Encontro nacional

O 1º Encontro Feminista da UJS/DF e UBM/DF é parte integrante do Encontro Nacional de Jovens Feministas da UJS a realizar-se em Dezembro deste ano, em Brasilia. São esperadas mais de 300 participantes de todo o país.