Rafaela Silva conquista inédito título mundial no judô

Rafaela Silva entrou nesta quarta-feira (28) para a história do judô brasileiro, ao se tornar a primeira judoca do Brasil a conquistar o título mundial, no campeonato disputado no Rio de Janeiro. Ela ganhou o título inédito na categoria até 57kg, após derrotar a norte-americana Marti Malloy na final.

Judoca Rafaela Silva comemora medalha de ouro

Enquanto a Seleção Brasileira Masculina já somava quatro títulos mundiais na história, a feminina ainda não tinha subido no lugar mais alto do pódio. Mas o jejum acabou com Rafaela Silva, judoca de apenas 21 anos que teve uma campanha fantástica.

Na última edição do Mundial, há dois anos, em Paris, Rafaela já tinha chegado muito perto do ouro inédito, mas perdeu a final para a japonesa Aiko Sato e ficou com a medalha de prata. Dessa vez, porém, ela contou com o apoio da torcida no Rio para poder conquistar o tão sonhado título.

Foi a terceira medalha do Brasil em três dias de disputa do Mundial do Rio. E todas vieram com a seleção feminina. Na segunda-feira, Sarah Menezes ganhou bronze na categoria até 48kg. Na terça, foi a vez de Érika Miranda levar prata no peso até 52kg.

Para chegar ao pódio, Rafaela precisou disputar cinco lutas nesta quarta-feira. Durante as eliminatórias da categoria, na primeira parte da programação, conseguiu três vitórias complicadas sobre Hana Carmichael (Estados Unidos), Loredana Ohai (Romênia) e Nora Gjakova (Kosovo).

Depois, já pela semifinal, no final da tarde desta quarta-feira, a judoca brasileira teve que enfrentar a francesa Automne Pavia, líder do ranking mundial. Mas Rafaela, atualmente em quarto lugar na lista das melhores da categoria, dominou o combate e conseguiu uma bela vitória.

Na decisão do título, diante número 10 do ranking mundial, Rafaela entrou como favorita – nos sete combates que fez anteriormente contra a norte-americana, teve seis vitórias. E a brasileira precisou de apenas 59 segundos de luta para aplicar um ippon em Marti Malloy, chegando ao ouro.

Volta por cima

A conquista da medalha de ouro no Mundial é uma espécie de redenção para Rafaela Silva, depois da traumática eliminação na Olimpíada de Londres.

No ano passado, ela perdeu a chance de ganhar a medalha olímpica, ao ser desclassificada de sua luta por um golpe considerado irregular e chorou bastante ainda no tatame.

Por conta da eliminação, Rafaela Silva ganhou evidência com ofensas racistas sofridas em redes sociais.

Na época, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) repudiou as agressões sofridas pela atleta. Além disso, ficou à disposição para prestar qualquer auxílio jurídico a Rafaela Silva.

A brasileira lutou em Londres na categoria até 57kg do judô. No segundo combate, acabou eliminada para a húngara Hedvig Karakas em função de um golpe considerado irregular pelos árbitros.

Com agências