Bancada do PCdoB no Congresso manifesta apoio a médicos cubanos  

Em moção divulgada na noite desta quarta-feira (28), as bancadas do PCdoB na Câmara e no Senado manifestaram solidariedade aos médicos cubanos que estão chegando ao Brasil para atender à população em localidades desassistidas pelos médicos brasileiros. Na nota, o PCdoB declara que “está ao lado dos defensores de um Sistema Único de Saúde forte, universal e com fontes de financiamento compatíveis”. E conclui: “Que se calem as vozes do preconceito e da intolerância”. 

Leia a íntegra da Nota de solidariedade aos médicos e médicas cubanos

A bancada do Partido Comunista no Congresso Nacional manifesta total solidariedade ao governo e aos médicos cubanos que responderam ao chamado do governo brasileiro e aceitaram todos os termos para oferecer atendimento às populações desassistidas de nosso país. Repudiamos qualquer ato que se fundamente em preconceitos e, por vezes, em visões distorcidas da realidade.

Defendemos, sobretudo, a autonomia do governo cubano e sua soberania na contratação de seus profissionais médicos segundo sua legislação, o que colaborou para, junto com o Brasil, enfrentar um dos dilemas vividos por milhões de brasileiros que se encontram à margem do sistema público de saúde.

O PCdoB está ao lado dos defensores de um Sistema Único de Saúde forte, universal e com fontes de financiamento compatíveis. Está ao lado dos profissionais que fazem do SUS uma realidade. Sabemos das dificuldades diárias encontradas e dos enormes desafios a serem superados, mas não perderemos de vista o objetivo maior: saúde de qualidade para todos os brasileiros.

Que se calem as vozes do preconceito e da intolerância.

Cultivo uma rosa branca / em julho como em janeiro / para o amigo verdadeiro / que me dá sua mão franca / E para o cruel que me arranca / o coração com que vivo, cardo, urtiga não cultivo: cultivo uma rosa branca. (José Martí, poeta cubano)

Em 28/08/2013

Manuela D’Ávila (RS)
Alice Portugal (BA)
Assis Melo (RS)
Chico Lopes (CE)
Daniel Almeida (BA)
Delegado Protógenes (SP)
Evandro Milhomen (AP)
Jandira Feghali (RJ)
Jô Moraes (MG)
João Ananias (CE)
Luciana Santos (PE)
Osmar Júnior (PI)
Perpétua Almeida (AC)
Vanessa Grazziotin (AM)
Inácio Arruda (CE)