Evo Morales diz que impasse com Espanha "está superado"

O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou nesta terça-feira (3) que o impasse com a Espanha – causado pela restrição do espaço aéreo de seu avião, quando retornava da Rússia para a cidade de La Paz, no dia 2 julho – está superado. Durante uma reunião com o presidente espanhol, Mariano Rajoy, e com o rei, Juan Carlos, foi ratificada a confiança bilateral.

Evo Morales diz que impasse com Espanha "está superado" - La Vanguardia

Na ocasião do incidente, a Espanha contribuiu para retrasar “de forma inexplicável”, segundo o jornal El País, o voo do mandatário boliviano, que passou uma noite inteira no aeroporto de Viena, porque a França e a Itália também lhe negaram a passagem. A humilhação do chefe de Estado gerou um conflito diplomático que reverberou em toda a América-Latina e Europa. Tanto que o governo espanhol precisou se desculpar formalmente, depois de haver negado a responsabilidade, em um primeiro momento.

Leia também:

Evo Morales aceita desculpas de países europeus
Equador reitera gravidade de ofensa contra Evo Morales

Em uma coletiva de imprensa oferecida na capital espanhola nesta terça-feira, Morales declarou que “esse tema está superado” e disse ainda que não guarda rancor pois “os indígenas não são vingativos”.

Sem entrar em detalhes, o único comentário do presidente boliviano sobre sua reunião com Rajoy foi que “para o presidente da Espanha, em temas de cooperação a Bolívia é uma prioridade”.

Morales passou apenas uma tarde em Madri, pois ainda tem compromissos agendados com outros países europeus, além de um encontro com o Papa Francisco.

Da redação do Vermelho,
Com informações da ABI e do jornal El País