Comissão vai estimular projeto Mais Cultura nas Escolas

Unir os esforços da Câmara Municipal de Campinas e dos movimentos e entidades que integram cultura e educação para chegar a um objetivo comum: a formulação de um edital que potencialize o programa Mais Cultura nas Escolas, do governo federal, ampliando seu alcance nas escolas do município. Este foi o pacto firmado durante o debate público “Educação, Cultura e Comunidade” realizado na quarta-feira (04/09), no plenário da Câmara de Vereadores.

A iniciativa, organizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte na figura de seu presidente e vereador Gustavo Petta (PCdoB), contou com a presença de Juana Nunes (diretora de comunicação do Ministério da Cultura), Ney Carrasco (secretário municipal de Cultura), Luiz Cappellano (coordenador do programa Mais Educação na RMC), Alessandra Ribeiro (diretora da Associação Jongo Dito Ribeiro) e Marcelo das Histórias (gestor do Ponto de Cultura Nina Griô), além da participação de representantes de diversas entidades culturais que se somaram à discussão.

Segundo Juana Nunes, representante do governo federal, Campinas tem potencial para se tornar um polo importante do programa Mais Cultura, que atualmente atende 5 mil escolas no País. “Quinze escolas campineiras se inscreveram para receber a verba destinada ao programa, mas é preciso ampliar este alcance e a participação dos poderes executivo e legislativo é de suma importância”, disse.

O secretário Ney Carrasco concordou e ressaltou a necessidade de se tratar a educação sob um prisma multidisciplinar e adequado à contemporaneidade: “Precisamos revolucionar a escola para que ela passe a formar cidadãos críticos e criativos e não meras mãos-de-obra para o mercado”. Para ele, integrar cultura à educação seria o primeiro passo: “Neste sentido, podem contar com o meu apoio”, frisou.

Os representantes dos artistas na mesa elogiaram o programa Mais Cultura nas Escolas, mas cobraram que ele ganhe caráter de política de Estado, por força da lei. “Independente do partido que esteja no governo, iniciativas como esta têm de continuar seu curso para que surtam os efeitos desejados no futuro”, comentou Marcelo das Histórias, do Nina Griô.

Ao fim do debate, o vereador Gustavo Petta propôs a criação de uma com
issão da Câmara para estudar e elaborar, com a ajuda da sociedade civil organizada, um edital que potencialize o Mais Cultura nas Escolas, com ênfase em recursos municipais como forma de ampliar o número de instituições de ensino adeptas da parceria com arte-educadores.

“Sabemos que os recursos federais têm um limite e não alcançam a todos os interessados. A Prefeitura de Campinas deve entender a importância de integrar educação e cultura e adotar uma lei específica”, afirmou Petta. Ele espera que ainda este semestre a proposta esteja concluída e seja apresentada ao Executivo.

Saiba mais

O programa Mais Cultura nas Escolas consiste em uma iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), que tem por finalidade incentivar, por meio de financiamento, o encontro entre experiências culturais e artísticas das comunidades locais e o projeto pedagógico de escolas públicas.

Escolas e grupos culturais (artistas, mestre das culturas tradicionais, pontos de cultura, museus, bibliotecas, etc.) apresentam seus planos de atividade, em conjunto com os professores, para serem desenvolvidos ao longo de no mínimo 6 meses, dentro ou fora do espaço escolar. O programa sublinha a contribuição que as artes e a cultura podem dar para tornar os processos de aprendizado mais efetivos, mais criativos, e mais proveitosos.

De campinas, com texto da Assessoria de Imprensa do vereador Gustavo Petta