Debates e serviços marcaram a Semana de Habitação de Fortaleza

Foram mais de 1.250 atendimentos diretos realizados, com ações que chegaram a cerca de 6 mil moradores de empreendimentos habitacionais

A Prefeitura de Fortaleza realizou, durante o último mês, uma série de eventos alusivos ao Dia Nacional da Habitação, celebrado no dia 21 de agosto. A I Semana Municipal de Habitação percorreu todas as regiões da Capital, fomentando a discussão e a qualificação da política habitacional da cidade. Foram mais de 1.250 atendimentos diretos realizados, com ações que chegaram a cerca de 6 mil moradores de empreendimentos habitacionais.

Gestores, servidores e populares avaliaram as ações realizadas em agosto, destacando a operação de limpeza em 12 conjuntos habitacionais, prestações de serviços, lançamento de empreendimentos habitacionais e debates sobre novas tecnologias e melhorias nos programas de habitação de interesse social.

“Hoje estamos realizando o sonho da casa própria e desenvolvendo nossas próprias atividades, com a produção de artesanato”, destacou Dona Francisca, moradora do Pirambu, beneficiada com moradia e formação para o mercado de trabalho, tendo atuado em feira de comércio popular realizada junto aos moradores atendidos pelo projeto Vila do Mar.

“As ações de promoção da cidadania como esta têm como proposta mobilizar a comunidade e efetivar os direitos da população da região que abrange este projeto e tantos outros geridos pela Fundação”, ratificou a Coordenadora do Trabalho Social do Vila do Mar, Cynthia Caldas.

“Tenho a certeza de que precisamos melhorar muito, cuidar mais de onde moramos, trazer mais políticas públicas para cá. Foi isso que vimos com as atividades que a Habitafor promoveu. Dá vontade de ter sempre a presença destas ações. É assim que nós vamos chegar mais longe e afastar todo tipo de problema dos nossos bairros”, disse Carlos Alves, morador do Bairro Ellery, que vive na região do Polo do Açude João Lopes.

Para a vice-presidente da Habitafor, Olinda Marques, a Semana de Habitação foi bastante intensa. Entre tantas conquistas, ela destaca o comprometimento do governo municipal perante a sociedade para a efetivação do direito à moradia, com a assinatura dos termos de cooperação técnica da Prefeitura Municipal de Fortaleza com as entidades de luta por habitação. “Desde a aprovação do Estatuto da Cidade, da criação do Ministério das Cidades, os movimentos de moradia de Fortaleza não dispunham de um instrumento de comprometimento de assessoria técnica, que precisa cada vez mais ser fortalecido”, frisou.

Olinda também avaliou o que vem sendo desenvolvido pela atual gestão junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida, principalmente no que diz respeito à habilitação de entidades da sociedade civil que foram selecionadas para construir unidades habitacionais em Fortaleza. “É uma vitória e essas entidades também terão nosso apoio técnico como contribuição para o desenvolvimento do trabalho”, afirmou.

A presidenta da Habitafor, Eliana Gomes, avaliou que a Semana de Habitação foi realizada com êxito e que o executivo municipal não mediu esforços para garantir os serviços públicos durante a programação. A gestora também fez referência à capacitação com técnicos da Prefeitura sobre Minha Casa, Minha Vida, enfatizando a importância da nova fase do Programa. “O Minha Casa, Minha Vida é um grande programa de moradia, já passou por algumas reformulações, tendo em vista a necessidade do aperfeiçoamento, então, nossos técnicos, que estão a frente do relacionamento com as pessoas que poderão ser beneficiadas, devem estar atentos a todas as mudanças, porque as informações e sugestões sobre o Programa vão melhorar a produção de moradia e isso também incide na melhoria da qualidade de vida dos usuários”, reforçou a presidenta.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza