Audiência Pública em Campinas debate “Mais Cultura nas Escolas”

Na última quarta-feira (04) a Diretora de Educação e Comunicação para a Cultura do Ministério da Cultura-MinC, Juana Nunes, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal de Campinas, apresentando o programa "Mais Cultura nas Escolas", uma parceria entre o MinC e o Ministério da Educação-MEC.

Convocada pelo Presidente Comissão de Educação, Cultura e Esporte , vereador Gustavo Petta (PCdoB), a atividade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara de Campinas e reuniu dezenas de fazedores de cultura, vereadores, Pontos de Cultura e produtores culturais. Para Petta, "a sociedade solicitou que esta ação fosse mais profundamente debatida e aqui estamos". "Além de mais informações e detalhes, pensamos em elaborar um projeto similar para atender nossa comunidade, reforçando a integração entre a educação e cultura", relatou o vereador.

Juana Nunes apresentou o projeto e alguns dados sobre a primeira edição da parceria entre as pastas da educação e da cultura. "Estamos muito satisfeitos com os resultados colhidos nesta primeira fase, pois quase 27 mil das 32 mil escolas que poderiam se inscrever demonstraram interesse em acolher e o projeto". Em outras palavras, quase 90% das escolas aptas a inscreverem-se – as que em 2012 participaram dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador – demonstraram interesse em fazê-lo. "O desafio agora é selecionar as 5 mil escolas que serão atendidas", prosseguiu Juana. " A vivência da escola muda quando ela se abre, quando começa a reconhecer outros saberes. Essa parceria vai melhorar a qualidade da escola pública, ampliar o conceito de educação integral, ajudando a construir a democracia cultural que desejamos para nosso país", salientou Nunes.

O Secretário Municipal de cultura de Campinas, Ney Carrasco, elogiou a iniciativa do MinC. "Este projeto é muito interessante, pode vir a dar muitos resultados. Há resultado imediato, é claro, mas os grandes resultados serão colhidos a médio e longo prazo".

"Precisamos entender que nossa atuação na área da cultura não pode ser só voltada a produtos culturais, como a realização de eventos. O trabalho de formação está no princípio da Cultura", prosseguiu Carrasco. Para o gestor, "o Governo federal ter uma atitude objetiva, que liga a educação e a cultura, é muito importante". "Que este seja o passo para que possamos chegar a outra escola, que reconheça a imensidão do caráter humano que está dentro de nossas crianças", concluiu o secretário.

Fonte: Portal MinC