Reeleição à vista: pesquisa mostra Dilma com 38%

Pesquisa do Instituto Vox Populi, divulgada neste fim de semana por Carta Capital, mostra Dilma Rousseff com 38% de intenções de voto; a soma dos adversários chega a 36%: Marina Silva, 19%; Aécio Neves. 13%; Eduardo Campos, 4%. Dilma ganhou três pontos percentuais sobre a última pesquisa, e os três concorrentes perderam, juntos, nove pontos; a maior perdedora foi Marina; Aécio é o que mais sobe; Dilma ganha fôlego e terreno.

Gráfico da pesquisa da Dilma

A presidente Dilma Rousseff ganha terreno sobre os adversários e volta à situação de quem venceria a eleição de 2014 em primeiro turno – posição que ostentava antes dos protestos populares de junho. A pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (6) pela revista Carta Capital mostra a presidenta com 38% de intenções de voto para o primeiro turno das eleições, dois pontos percentuais a mais que a soma de seus adversários mais conhecidos.

Marina Silva teve 19%, Aécio Neves obteve 13% e Eduardo Campos, 4%. Na soma, chegaram a 36%. A principal novidade da mostra, porém, é o aumento da distância entre Dilma Rousseff e Marina Silva, que vinha se aproximando da presidenta. Agora, essa vantagem quase dobrou – passou de 9 para 19 pontos. "O mesmo ocorre quando se substitui Aécio por José Serra na cabeça de chapa do PSDB ou quando o paulista é incluído como opção do PPS. Serra levaria os tucanos a 18% das intenções de voto, porcentual idêntico ao de Marina, e Dilma permaneceria com 37%. Ou seja, não haveria mudança expressiva", avalia Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi.

Com informações do portal Brasil 247