Economia brasileira continua superando desafios, diz Dilma

O Café com a Presidenta desta segunda-feira (9) traz o pronunciamento que a presidenta Dilma Rousseff fez à Nação na última sexta-feira (6), em comemoração ao Dia da Independência. Dilma lembrou que há 191 anos o Brasil viveu sua primeira grande mudança política, ao deixar de ser uma colônia para se tornar um país independente. Segundo ela, hoje, “nosso Grito do Ipiranga é o grito para acelerar o ciclo de mudanças que, nos últimos anos, tem feito o Brasil avançar”. 

“O povo quer, o Brasil pode e o governo está preparado para avançar nesta marcha. 2013 tem sido um ano de intensos desafios políticos e econômicos aqui e no resto do mundo. Apesar da delicada conjuntura internacional, nossa economia continua firme e superando desafios. Acabamos de dar uma prova contundente. No segundo trimestre, fomos uma das economias que mais cresceu no mundo”, destacou.

Dilma lembrou que todos os setores da economia cresceram, com a indústria e os investimentos mostrando uma franca recuperação. A presidenta ainda afirmou que a inflação ficará, pelo décimo ano consecutivo, dentro da meta. Ela destacou que a inflação está em queda, com baixos índices registrados em julho e em agosto, e com queda do preço da cesta básica nas 18 capitais pesquisadas. E o emprego continua crescendo, com a criação de 4,5 milhões de empregos desde 2011.

“O melhor é que crescemos em todos os setores, e a indústria e os investimentos mostraram franca recuperação. Falharam mais uma vez os que apostavam em aumento do desemprego, inflação alta e crescimento negativo. Nosso tripé de sustentação continua sendo a garantia do emprego, a inflação contida e a retomada gradual do crescimento. (…) Vamos manter o equilíbrio fiscal, o estímulo ao investimento, a ampliação do mercado interno e a garantia de nossas reservas internacionais para estabilizar as flutuações do mercado cambial”, continuou Dilma

Fonte: Blog do Planalto