Cavalgada da Independência reafirma confiança no futuro   

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (Foto), participou, neste sábado (7), da 3ª Cavalgada da Independência. A partir das 7h30 da manhã, junto com cerca de 50 amazonas e cavaleiros civis e militares, Aldo refez o caminho percorrido em 1822 pela comitiva de Dom Pedro I, desde a Baixada Santista até a colina à margem do Riacho Ipiranga, onde o então Príncipe Regente rompeu os laços com o Império e proclamou a independência da colônia. 

Antes de hastear a Bandeira do Brasil, no pátio da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão (SP), ponto de partida da cavalgada, Aldo agradeceu aos participantes, ao Ministério da Defesa e ao governo de São Paulo – parceiros na organização do evento – e reafirmou a importância da homenagem ao Dia Da Pátria.

“A cavalgada de mais sucesso por esta subida da serra foi a primeira de D. Pedro, que culminou na declaração da nossa independência. Mas essa repetição é uma boa maneira de mostrarmos o respeito que todos os brasileiros têm pela pátria, a nossa firme decisão de não abrir mão da liberdade, da democracia e da nossa independência econômica, política e cultural e a nossa crença de que o Brasil pode ser, a cada dia, um país melhor”, discursou o ministro.

O ministro Aldo Rebelo lembrou que, ainda hoje, muita gente morre lutando pela independência de seus países, enquanto o Brasil a conquistou há 191 anos. Hoje, disse o ministro, "reverenciando o gesto de Dom Pedro, reafirmamos a importância do respeito pelo Dia da Pátria e da necessidade de seguirmos trabalhando para que cada geração receba um país sempre melhor", completou.

Cavaleiros e amazonas percorreram, na primeira etapa da cavalgada, 14 km – com duas paradas – até o local do almoço, na Pousada do Pescador, cujo dono participa da homenagem ao Dia da Pátria com alguns amigos. Ali, os animais são  embarcados e a cavalgada é retomada cinco quilômetros antes do Parque da Independência, na capital paulista. No último trecho do percurso, outras pessoas se juntaram e mais de 70 cavaleiros e amazonas chegaram à Praça do Grito.

Às três da tarde, o tenente Mancini, ator e oficial dentista do Comando Militar do Sudeste, representando Dom Pedro I, e o ator Zeca Fonseca, interpretando o portador da carta da Corte pedindo o retorno do Regente a Lisboa, repetiram os gestos e as palavras que proclamaram o nascimento da nação brasileira: “Independência ou Morte”!

No encerramento da festa, o general Ademar da Costa Machado Filho, comandante militar do Sudeste agradeceu a participação de civis e militares e afirmou que este Sete de Setembro foi o mais brilhante realizado sob seu comando.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte