Juazeiro (BA) realiza curso para fortelecer combate ao crack

Começou nesta segunda-feira (9/9), o curso Nacional de Multiplicadores de Policiamento Comunitário, sendo mais uma ação dentro do Programa Crack é Possível Vencer. A capacitação está sendo desenvolvida com a parceria do governo municipal e as esferas estadual e federal, através da Policia Militar, na Escola de Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ).

Programa Crack é Possível Vencer inicia treinamento na área de seguraO treinamento segue até dia 04 de outubro e o objetivo é combater a situação das drogas através da ação conjunta nas áreas de segurança, saúde e assistência social.

O curso é coordenado pelo Major Couto do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), de Salvador. Participam do treinamento 40 policiais militares, oito profissionais da guarda municipal, dois civis e um profissional de segurança do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Os participantes estão recebendo orientações nas linhas de assistência social, segurança e saúde visando qualificar a abordagem aos usuários e familiares durante os atendimentos, é o que explica o secretário da saúde de Juazeiro, Cássio Garcia. “O município vai continuar orientando os profissionais envolvidos para melhorar as ações de prevenção, assistência e reduzir os danos sociais e individuais causados pelas drogas. O curso vai articular o funcionamento da rede, explicando o papel de cada órgão, como Sanatório, CAPS AD, guarda municipal, PM, GGIM, CRAS, CREAS, dentre outros. O intuito é garantir a assistência adequada e encaminhamentos aos serviços”, destacou.

O Major Couto explica que o treinamento já foi realizado em Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna. ”Juazeiro é a última cidade das seis contempladas a receber esta capacitação que é importante para tentar inibir e alertar sobre o uso das drogas, além de melhorar o tratamento ao usuário. O treinamento está iniciando com o tema policia comunitária, estando à frente a PM, em seguida, os profissionais receberão informações na linha do cuidado com explicações nas áreas: social e saúde e será encerrado com aulas práticas”, enfatizou.

Neste primeiro momento, o curso será aplicado dentro do eixo autoridade e com as parcerias da Secretaria da Saúde e Igualdade e Assistência Social. A partir do dia 30 de setembro, o Departamento de Ensino da PM de Salvador em parceria com o Comando do Policiamento Regional Norte (CPRN) dará inicio a mais um curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), seguindo o eixo da prevenção.

O Programa “Crack é Possível Vencer” foi criado pelo Governo Federal para prevenção e promoção de ações de atenção integral ao usuário de crack e outras drogas. É realizado em parceria com o Governo da Bahia e faz parte de mais uma ação que confirma o envolvimento da Prefeitura de Juazeiro em políticas públicas que garantem mais melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Essas ações reforçam a interação dos setores do Governo Municipal e fortalecem os trabalhos que contribuíram para conquista do município, ano passado, dos Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).

Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro