Comissão de Educação visita e fiscaliza escolas de Fortaleza

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, presidida pelo vereador Evaldo Lima, (PCdoB), visitou duas escolas da rede pública municipal de ensino na última quinta-feira (12/09), sendo uma no Conjunto Palmeiras e outra na Messejana. Conforme explicou o parlamentar, a visita faz parte dos planos da Comissão de deixar os gabinetes e fiscalizar a atuação do Poder Executivo. “Foram visitas importantes e pudemos tirar pontos positivos e pontos negativos de cada escola”, avaliou o vereador.

O contato com as crianças, professores e diretores trouxeram boas informações para o relatório das visitas a ser enviado à Secretaria de Educação com as necessidades de cada escola. “Em cada visita, levamos um formulário a ser preenchido com as demandas das instituições. Ouvimos as sugestões de todos os envolvidos no ensino, inclusive pais de alunos que acompanham o cotidiano nas escolas, como foi o caso da João Germano da Ponte Neto”, diz Evaldo.

Dialogar para melhor construir o futuro das crianças

Entre as demandas apresentadas pela comunidade escolar de Messejana estava infraestrutura, no que se refere ao acesso das crianças à escola por um único portão, a manutenção da praça que abriga a escola, uma quadra esportiva e banheiros. Na escola do Conjunto Palmeiras, as principais reclamações diziam respeito à segurança do bairro e à vulnerabilidade do prédio diante da ação de bandidos, como muros baixos e um poste de iluminação instalado próximo ao muro que facilita a invasão da escola. Também havia queixas quanto a banheiros, bebedouros e a merenda.

Como destaque positivo, ficou registrado a boa presença de estudantes em ambas as escolas. Na escola Josefa Barros, em Messejana, os professores já possuem a reivindicada carga horária de um terço destinado ao planejamento. O quinto tempo e as aulas aos fins de semana, previstos no Pacto de Responsabilidade Social pelos alunos da Rede Pública, estão implantados nas duas escolas. Na escola de Messejana, o quadro de professores atende às necessidades da escola sem prejuízo.

De acordo com Evaldo, “O relatório será enviado à Secretaria para que sejam tomadas as devidas providências para cada caso”. A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer volta a se reunir na Câmara Municipal no dia 26 de setembro.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)