Olívia Santana é a nova presidenta do PCdoB em Salvador 

À frente do Comitê Municipal do PCdoB Salvador desde a sua estruturação, há 12 anos, o bancário Geraldo Galindo passou a presidência à professora Olívia Santana, neste sábado (14), quando foi eleita a nova direção municipal. Pelos próximos dois anos, uma mulher, negra, vai comandar o Comitê de Salvador. Para Galindo, este foi um dia histórico e que representa mudança e renovação no Partido.

Olívia Santana concordou. “O PCdoB já está fazendo reforma política, dando vez aos negros e às mulheres. Após tantos anos de militância, viver este momento é sublime. Estou honrada com esta herança bendita”.

A nova presidente aproveitou para parabenizar o antecessor e exaltar a sua condução durante esses 12 anos, tornando o Comitê uma referência. “Ele teve habilidade para gerir o partido até aqui e nós vamos conseguir levar à diante tudo o que conquistamos.”

Geraldo Galindo destacou que o Comitê Municipal agora se instalou em uma sede já que anteriormente funcionava na sede do Comitê Estadual, e conseguiu autonomia financeira do Estadual, há cerca de dois anos, para realizar as atividades política. Ele aproveitou para agradecer à Comissão Política por este mérito. “Agora se inicia um novo período no PCdoB Salvador”.

Olívia falou sobre a importância da participação da militância e se disse aberta a todos os integrantes do partido, para ajudar a construir um Comitê ainda mais forte. “O que temos a oferecer ao povo são nossas ideias, nosso sonho de uma sociedade mais justa. Temos que fazer um trabalho que faça o Partido Comunista crescer em Salvador e na Região Metropolitana. Temos que ampliar as alianças. Mas, para isso precisamos acumular forças”. E ela ainda complementou que é necessário fazer o soteropolitano se identificar com o PCdoB.

Aproveitando a chegada do deputado federal Nelson Pelegrino ( PT) a presidenta eleita lembrou que, se Lula e Dilma chegaram ao poder é porque tem muita digital dos comunistas nesta luta. Mas ressaltou que, ser aliado ao partido que governo o país, não significa não admitir os problemas e deixar de assumir o papel do PCdoB, que é a defesa do trabalhador.

Pelegrino, que compôs chapa com a ex-vereadora concorrendo ao Palácio Thomé de Souza nas eleições 2012, foi pessoalmente parabenizar os militantes comunistas pela eleição de Olívia e se declarou o mais “pecêdobista” dos petistas. “Estou feliz pela escolha da negona, uma mulher combativa, a cara de Salvador e que teve grande papel na Câmara de Vereadores. Aproveito e saúdo Galindo pela sua dedicação durante todos esses anos”.

Conferência

Durante a manhã desta sábado (14/09), os conferencistas ouviram a exposição de Milton Barbosa, da Comissão de Formação do Comitê Estadual do PCdoB, sobre as teses editadas pelo Comitê Central. Ele fez um apanhado bem sintético, já que o conteúdo do caderno de texto foi discutido durante quase dois meses pela militância.

O secretário de comunicação do Comitê Municipal e da CTB-BA, Emanoel Souza, apontou que, em duas coisas fundamentais será mais difícil implementar alguns itens constantes no Caderno: democratização da mídia e reforma política democrática. “Sem isso, não conseguiremos avançar em relação à pauta unificada dos trabalhadores brasileiros”.

Após a explanação, o plenário encaminhou as emendas aos textos, que foram apresentadas e votadas à tarde. Das contribuições, a comissão de redação da conferência fará um relatório com as indicações, para ser encaminhado à comissão estadual.

Concluída esta etapa, os participantes escolheram a delegação à Conferência Estadual do PCdoB Bahia, que ocorre nos dias 5 e 6 de outubro próximo. A delegação de Salvador terá 43 representes durante o evento, que é mais uma etapa preparatória para o 13º Congresso Nacional, quando também será eleito o Comitê Central do PCdoB.

Confira a nova diretoria do Municipal

Aladilce Souza

Alan Valadares

Alfredo Santiago

Carlos Valadares

Clarice Pereira

Cláudia Bezerra

Deoclides Cardoso

Élvia Magalhães

Elza Melo

Emanoel Souza

Everaldo Augusto

Everaldo Braga

Florisvaldo Bispo

Geraldo Galindo

Hélio Ferreira

Hilário Leal

Inalba Fontinelle

Ivonete Bispo

Iracilda Santos

Jaelson Dourado

Javier Alfaya

Jerônimo Júnior

João Pereira

Jorge Eduardo

Jurandir Júnior

Leandro Silva

Marcelo Gavião

Marilene Betros

Marlúcia Paixão

Nadson Falcão

Olívia Santana

Reginaldo Oliveira

Renato Jorge

Ricardo Moreno

Rita Sebadelhe

Rosa de Souza

Sílvio Pinheiro

Ubiraci Matilde

Weslen Moreira

De Salvador,
Maiana Brito