Ato massivo e representativo marca filiação de Fábio ao PCdoB

 

Com a presença do senador Inácio Arruda, além de deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças dos movimentos sociais e sindicais no Estado do Rio Grande do Norte, os comunistas potiguares lotaram o salão de eventos da Assembleia Legislativa e recepcionaram com festa a filiação do deputado estadual Fábio Dantas ao PCdoB na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro.

Numa demonstração da força do Partido, que nos últimos anos vem sendo procurado por lideranças populares interessadas numa alternativa de atuação política organizada e consciente, a solenidade congregou, nas falas e representações, a experiência de militantes históricos à garra e às contribuições trazidas por novas lideranças.

Leia também – Fábio filia-se ao PCdoB reverenciando sua importância histórica

O PCdoB, que vem de uma trajetória ascendente de afirmação política e consolidação orgânica, busca a construção de um Projeto Político mais ousado e de maior afirmação partidária para 2014, mas com uma agenda de estruturação. A expectativa é construir um grande movimento para fazer uma bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa e elevar o nome do Partido junto ao povo do Rio Grande do Norte.

Abertura

O Ato Político foi aberto pelo presidente do comitê estadual do Partido, Antenor Roberto, que ressaltou a importância do ingresso do deputado Fábio Dantas no momento de estruturação vivenciado pelo PCdoB em todo país com a realização do seu 13º Congresso. “A chegada de um deputado estadual da envergadura e da qualidade de Fábio Dantas contribui para o crescimento e fortalecimento da sigla no Estado e concorre com o objetivo eleitoral do PCdoB em construir uma bancada comunista na Assembleia”.
 

Para Antenor Roberto, o Partido precisa, sem perder sua identidade ideológico-programática, crescer e aparecer com uma fisionomia própria, aumentando suas possibilidades de inserção social, para que alcance um novo patamar na política estadual e nacional.

O PCdoB, que nacionalmente tem como lema maior a ousadia, quer apresentar uma atuação mais protagonista e proporcionar condição superior para fazer o debate político no Estado. “A filiação de Fábio Dantas nesse momento de realização do processo de congresso do PCdoB traz uma enorme animação para a militância do Partido no sentido de discutir de forma mais ampla com a sociedade a construção de um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil”, destaca.

Partido tem história atrelada às lutas do povo

Após a saudação feita pelo presidente da casa Legislativa, o deputado Ricardo Mota, o dirigente estadual, comunista histórico e ex-deputado estadual, Antônio Capistrano, referenciou a trajetória de vida e luta do Partido Comunista do Brasil. “Este Partido em que o deputado estadual Fábio Dantas agora ingressa tem uma história bonita, atrelada às lutas do povo brasileiro, e tem compromisso. E o nosso compromisso é com o povo e o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
 

A importância do PCdoB nas lutas políticas e socais da sociedade brasileira também foi ressaltada pelo deputado estadual do PT, Fernando Mineiro. “Um Partido que, sem hesitação, tem sido esteiro do Governo Federal nas mudanças indispensáveis para transformar o Brasil numa forte nação progressista”. Para o deputado, a filiação de Fábio Dantas deve somar a este reconhecido papel do PCdoB na busca pela ampliação e aprofundamento das transformações políticas, econômicas e sociais.

Fábio reverencia trajetória do PCdoB

Em sua primeira fala como deputado comunista, Fábio Dantas procurou dar visibilidade às lutas políticas e sociais do Partido, com um resgate histórico daqueles que doaram suas vidas à luta por um novo modelo de sociedade, mais justa e igualitária. “Meu primeiro sentimento é de reverência, reverência à historia do Partido – a mais longa dentre todos os partidos políticos brasileiros”.
 

Fábio fez referência e homenagem, ainda, aos nomes dos dirigentes históricos do PCdoB no Rio Grande do Norte, Glênio Sá e Alírio Guerra. “Homens íntegros, valorosos dirigentes partidários, vítimas de um acidente automobilístico em plena campanha eleitoral; homens de luta que, por aqueles dias de 90, tratavam de estruturar o partido no Estado, agora na legalidade, cuidando de sua ampliação e conduzindo sua inserção na sociedade local, nos movimentos sociais, nas disputas institucionais e eleitorais. Foi uma perda pranteada nos quatro cantos e cujos danos perduram até hoje”.

Esta foi a tônica do discurso do deputado, que se revestiu de simbolismo ao afirmar os princípios e a teoria de uma sociedade que os comunistas acreditam ser possível construir. “Trago a enorme vontade de contribuir com o Partido na luta por uma mudança estruturadora do país e do nosso Estado que a sociedade merece pela sua rica história de luta”.

Seu pronunciamento foi mais abrangente e ressaltou a necessidade dos partidos políticos ouvirem as ruas. “Os Partidos precisam estar atentos aos sentimentos da nação, que está viva e pulsante”, afirmou Fábio apontando para propensão do governo em realizar as mudanças que a nação reclama, ao contrário do que pretendiam aqueles que tentaram manipular, instrumentalizar e dirigir o movimento contra o governo.

Fábio colocou o seu nome “à disposição do Partido para que possamos fazer um trabalho de fortalecimento da sigla no Estado, agregando lideranças, movimentos sindicais, estudantis e pessoas que tenham a mesma disposição de colaborar com o projeto”. O deputado reforçou a importância do crescimento partidário e de se “construir uma nominata vigorosa para deputado estadual, que possa eleger pelo menos dois ou três representantes à Assembleia Legislativa, trabalhando fortemente os ideais que guiam o PCdoB, e assim atrair nomes para câmara federal que possam enriquecer a legenda a nível nacional”.

Para Inácio Arruda, Fábio fortalece projeto eleitoral do PCdoB/RN

Ao encerrar o ato, Inácio Arruda (PCdoB/CE) alertou para a importância da reflexão sobre o que é o Partido Comunista. O senador ratificou a visão estratégica do Partido em defesa de uma transformação social, com atuação permanentemente junto às massas e não só em períodos eleitorais. Mas alertou para a necessidade em “se conquistar mentes e corações de forma ampla, aumentando a inserção em todos os setores da sociedade”.

Aos 91 anos, o PCdoB enfrenta o desafio de viver em uma quadra política avançada, com o ciclo aberto desde a eleição de Lula, e que tem continuidade na eleição de Dilma Rousseff, mas com enormes desafios a enfrentar para que o povo alcance a verdadeira democracia, o verdadeiro Desenvolvimento Nacional.
 

“O Partido da causa operária, da causa social, só concluirá sua missão transformadora com a ampla participação da sociedade”, avaliou o senador. “Mas não haverá transformação maior na sociedade se não tivermos o Fábio Dantas na Assembleia Legislativa e o George Câmara na Câmara Municipal para fazer a liga com o povo mais simples, com os trabalhadores e com os movimentos sociais e sindicais”.

Desta forma, o senador analisou que a filiação do deputado Fábio Dantas representa um passo seguro na tática eleitoral do PCdoB. “O ingresso de Fábio Dantas é parte integrante da luta do Partido em crescer eleitoralmente. É um nome com potencialidade política para jogar protagonismo no processo eleitoral de 2014. Em nome da Direção Nacional do PCdoB, dou às boas-vindas ao deputado”.

Novas filiações fortalecem o Partido

Além do deputado estadual Fábio Dantas, outras novas lideranças filiaram-se ao PCdoB, entre elas o ex-prefeito do município de Tangará, Theodorico Bezerra Neto. O recém filiado afirmou a necessidade em apostar no crescimento partidário no interior do Estado e reforçou a importância de um novo projeto que faça frente ao conservadorismo e recoloque o Estado no ciclo do desenvolvimento vivido pelo país desde a eleição de Lula.

De Natal, Jana Sá
Com fotografias de Arthur Varela