Dirigentes da Petrobras e da ANP falam sobre espionagem  

A CPI da Espionagem vai realizar reunião conjunta, esta semana, com duas comissões técnicas do Senado – de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Assuntos Econômicos (CAE), para ouvir a presidenta da Petrobras, Graça Foster, e a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, sobre as denúncias de que a agência de segurança nacional dos Estados Unidos – a National Security Agency (NSA) – teria espionado a Petrobras, a maior estatal do país.

Nesta terça-feira (17), às 11h30, as três comissões ouvem a diretora-geral da ANP. Na quarta-feira (18), às 9 horas, será a vez da presidenta da Petrobras ser ouvida pelas comissões.

As reuniões ocorrem antes do leilão para exploração do Campo de Libra, na Bacia de Santos, marcado para 21 de outubro. Esse é um dos principais campos petrolíferos da camada pré-sal no Brasil, que tem potencial estimado entre 26 bilhões a 42 bilhões de barris de petróleo, cujo valor poderá ultrapassar US$ 1 trilhão.

Os senadores querem saber se a lisura do leilão pode ter sido comprometida devido à espionagem. As autoridades terão de responder se sentem segurança para a realização desse leilão frente a possíveis quebras de dados sigilosos, que poderiam beneficiar algum dos concorrentes.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado