Obama telefona para Dilma; presidenta anuncia se viaja aos EUA

Em entrevista a rádios gaúchas, a presidenta Dilma Rousseff disse que se pronunciará ao longo do dia sobre sua visita de Estado a Washington, prevista para outubro. Dilma recebeu no começo da noite desta segunda (16) um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas o Planalto não se pronunciou sobre os detalhes da conversa.

“Quanto à minha conversa com o presidente Obama é fato, ela ocorreu ontem à noite [segunda, 16] e eu darei, ao longo do dia, uma entrevista sobre como iremos encaminhar essa questão da viagem aos Estados Unidos”, respondeu às rádios.

A presidenta passou a cogitar o cancelamento da visita de Estado ao país, após denúncias de que os Estados Unidos espionaram dados de brasileiros, inclusive dela, além de empresas estratégicas como a Petrobras.

Para uma decisão sobre a visita de Estado, Dilma aguardava o relato de Figueiredo, que esteve em Washington na semana passada para tratar do assunto com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice. 

Uma reportagem exibida pela TV Globo no começo de setembro denunciou que a presidenta, seus assessores, e a Petrobras foram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). 

Há 11 dias, durante a Cúpula do G20, na Rússia, o presidente Barack Obama se comprometeu com a presidenta Dilma a responder aos questionamentos do governo brasileiro em uma semana, prazo já expirado.

Fonte: Agência Brasil
Atualizada às 9hs34