Uribe confirma candidatura ao Senado colombiano em 2014

O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe confirmou nesta segunda-feira (16) sua candidatura ao Senado nas eleições de março do próximo ano.

“Com minhas convicções e defeitos, mas com amor à Colômbia, estou nesta causa do Puro Centro Democrático. Aprendemos, queremos fazer melhor”, afirmou Uribe à imprensa em frente a sua casa em Rionegro.

De acordo com o ex-presidente, são quatro os pilares de sua campanha: segurança democrática, confiança aos investidores, coesão social e diálogo popular. “Queremos ajudar a enfrentar a deterioração da segurança, a crescente incerteza do investimento, o estancamento da política social burocratizada, o desperdício de recursos públicos e a negligência do diálogo popular, substituído pelo risco de entrega do país ao 'terrorismo e ao castro-chavismo'”, assinalou.

Uribe também citou sua preocupação com a desmotivação das Forças Armadas colombianas, a quem, segundo ele, o governo de Juan Manuel Santos oferece o mesmo que ao terrorismo. “Os problemas constitucionais dos militares precisam de uma solução constitucional diferente da impunidade que o governo oferece ao terrorismo”, criticou.

O ex-chefe de Estado afirmou também que, desde o Senado, pretende encabeçar a defesa da Colômbia na disputa com a Nicarágua no Tribunal de Haia, que determinou que parte do território marítimo colombiano deve ser entregue ao país da América Central. Ao terminar de ler seu comunicado, Uribe disse aos jornalistas que sua “única predição política é trabalhar, trabalhar e trabalhar”.

O ex-presidente afirmou que ainda nesta semana os membros do comitê político do Centro Democrático entregarão a lista completa de concorrentes ao Congresso e começarão a coleta de assinaturas. Para o Senado, ao qual será candidato, são necessárias no mínimo 50 mil rubricas. A lista do Senado será fechada, segundo confirmado por Uribe, que não esclareceu se será o principal nome entre os concorrentes a esta câmara.

Para as eleições presidenciais do ano que vem, o Centro Democrático, partido recém-criado pelo próprio Uribe, já anunciou quatro pré-candidatos: Francisco Santos, Carlos Holmes Trujillo García, Óscar Iván Zuluaga e Juan Carlos Vélez Uribe.

Fonte: Opera Mundi