25 anos da UBM no Rio de Janeiro reúne 200 pessoas
Na última sexta-feira, 13 de setembro, foi realizada no Rio de Janeiro a festa em comemoração aos 25 anos da UBM. O evento foi organizado pela coordenação estadual da entidade.
Publicado 17/09/2013 17:11 | Editado 04/03/2020 17:03

Aproximadamente 200 convidados participaram da solenidade, que aconteceu no Centro de Artes Calouste, e congregou os núcleos municipais da entidade, com expressiva participação das Coordenadoras – que mobilizaram ainda personalidades ligadas à política de mulheres em suas respectivas regiões.
Ao som de uma boa música e num ambiente de muito contentamento a festa ocorreu, e contou com um ato político, aberto pela Coordenadora Geral da entidade no Rio, Célia de Almeida; com manifestações de João Batista Lemos, Presidente estadual do PCdoB; da prefeita de Rio das Flores, Doutora Soraia; Ana Rocha – Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro; da Deputada Estadual Enfermeira Rejane (PCdoB); Sônia Latgé, Presidenta do PCdoB Capital; Dilcéia Quintela, Secretária de Mulheres do PCdoB Estadual e Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia de Belford Roxo – que destacaram, entre outros pontos, a organização da mulher no Brasil contra a opressão de gênero, na perspectiva emancipacionista.
Também estiveram presentes Marcilene Souto – CEDIM/Niterói; Laila Beatriz – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caxias e Renata Coloneze – Centro de Referência da Mulher de Caxias. Além da importante presença de muitos camaradas – homens e mulheres – da direção do PCdoB, da CTB/RJ, UJS, entre outras entidades.
A coordenadora estadual da UBM, Célia de Almeida, falou sobre a festa e destacou a importância do momento de comemoração:
“Foi uma festa maravilhosa, que contou com a grande colaboração das companheiras. Nós mobilizamos bastante gente, foi muito prazeroso. Esse é um momento de festejar nossa luta, porque a luta das mulheres da UBM, como de qualquer movimento feminista, é feita no dia a dia; e parar por um momento para festejar, confraternizar, viver esse momento de alegria, é muito importante. Estarmos juntas a tantas mulheres aguerridas festejando essa data tão importante, nos dá muito vigor para continuarmos a nossa caminhada “Por um mundo de igualdade contra toda opressão”, slogan de nossa fundação e que continua até atualidade. Temos pela frente inúmeras lutas, e a exemplificamos através da Reforma Política onde se deve garantir a efetiva e real representação das mulheres brasileiras em todos os espaços no parlamento e o PL Popular pela Democratização da Comunicação onde a questão do respeito a mulher e sua cidadania está contemplado e enfrenta de forma abjeta como a imagem da mulher é explorada pela propaganda como mercadoria, ale da reiteração de papéis subalternos na sociedade”, salientou Célia de Almeida.
Célia também falou sobre a homenagem na festa e ainda fez questão de destacar as presenças das representantes municipais da entidade:
“Através da homenagem prestada à Dona Célia de Belford Roxo abraçamos todas as coordenadoras dos núcleos, e nós dá uma satisfação/felicidade a presença de Cida – do Sindicato dos Bancários e Jorgina que estiveram na luta conosco, quando da criação do núcleo do Estado do Rio de Janeiro."
Valeu! Duque de Caxias (Dina Targino, Luciana Marina, Luiza Alves), Itaboraí (Paula Alves), Mangaratiba (Shirley Behrends, Lucimar Soares e outras), Macaé (Rosária), Maricá (Ana Paula Carvalho e Danielle Torres), Niterói (Irene Cassiano, Mônica Gurjão, Vera Bretas e Professora Regina), Resende (Maria Isabel da Cruz e Maria Tereza Oliveira) e Rio de Janeiro (Célia de Almeida, Helena Piragibe, Heloise Helena, Maria José Barbosa, Monica Miranda, Nanci Rodrigues, Raimunda Leone, Sonia Nascimento, Ivete Guimarães, Mara Maciel, Catarina Gomes e Rita Gomes). Meu abraço especial as Coordenadoras da Executiva Estadual da UBM: Catarina de Oliveira, Helena Piragibe, Irene Cassiano, Monica Gurjão, Monica Miranda, Paula Alves, Raimunda Leone e Shirley Behrends”. E viva a Lei Maria da Penha, a criação da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, e a do nosso município SPM/RJ, do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), da PEC das/os empregadas/os domésticas/os, entre tantas outras”, finalizou Célia.