Cosman defende SUS e Saúde +10

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosman), deu início nesta terça-feira ao seminário "Saúde, um bem que se quer". Os debates serão bimestrais até o final da atual legislatura, em 2016. No primeiro encontro, mais de 130 representantes de diversas áreas da saúde nas esferas municipal, estadual e federal discutiram os 25 anos do SUS.

seminário saúde camara de porto alegre - Tiago Medina / Divulgação

Na abertura, o presidente da Câmara, Dr. Thiago Duarte, elogiou e ressaltou a iniciativa da vereadora Jussara Cony (PCdoB) de um debate permanente sobre a saúde. "Inicia agora e terá continuidade nesta legislatura", afirmou ele, pedindo um debate franco "para que possamos resolver os eventuais erros".

A vereadora Jussara Cony, em sua fala, alertou para a privatização da saúde e defendeu o SUS: "É uma conquista do povo que não pode ser mercantilista", destacou a parlamentar. Logo em seguida, representantes do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira e Fernando Eliotério, apresentaram dados atuais e projeções sobre o SUS: "O projeto é sair dos 374 mil médicos hoje para 600 mil até 2026", afirmou Pereira.

O conselheiro nacional de saúde Ronald Ferreira destacou a importância do manifesto Saúde +10, que reivindica urgência, urgentíssima para a votação do projeto que assegura 10% das receitas brutas da União para a saúde.

GT é criado para tratar de reivindicações dos municipários

À tarde, o vice-prefeito, Sebastião Melo, compareceu ao seminário e elogiou o ciclo de debates. "O Executivo se propõe a ser um parceiro", disse ele, garantindo comprometimento. "Somos lembrados por o que fazemos e não pelo que falamos." Jussara acertou com ele a criação de um grupo de trabalho para tratar das reivindicações dos municipários, cujo primeiro encontro deverá ocorrer até segunda-feira.

Após um dia inteiro de debates, o próximo encontro do seminário está programado para 22 de outubro. A expansão e implementação de uma rede de atenção primária em Porto Alegre estará na pauta.

Assessoria de Imprensa/Bancada PCdoB