Lula Morais comemora retomada de projetos pela Habitafor

No primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (17/09), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) comemorou a retomada das obras de moradias pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). “Antes de Roberto Cláudio, o quadro encontrado na Habitafor era de paralisação ou lentidão dos projetos, mas a atual gestão já iniciou esforços para a solução dos problemas”, afirmou.

O parlamentar ressaltou que, no início da gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, a ex-vereadora Eliana Gomes, atual presidente da fundação, e Olinda Marques, secretária executiva, dirigiam os trabalhos da Fundação, mas, depois do segundo mandato da prefeita, a Habitafor passou a ter nova direção. “Os projetos ficaram parados e também os recursos, em torno de R$ 700 milhões, capitalizados junto ao Governo Federal para a elaboração dos projetos”, disse.

Segundo o deputado, com a nova gestão de Roberto Cláudio, a Habitafor voltou à antiga direção e retomou as obras paralisadas, entre as quais, o projeto Vila do Mar II, que envolve o reassentamento de famílias e urbanização; o do Açude João Lopes, que urbanizou o entorno do açude, e o Casa e Renda, que prevê a criação de um centro de negócios para mulheres empreendedoras. Além da Urbanização e Reassentamento Humano da Lagoa do Urubu; da lagoa do Papicu; Conjunto Habitacioal; Bacia do Cocó (Preurbis); Projeto Serviluz – Construção de 1 460 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida -, Residencial São Domingo, entre outros.

Lula Morais destacou ainda a retomada de projetos como Lagoa do Papicu; reassentamento humano da Lagoa do Urubu; Conjunto Habitacional Bacia do Cocó; Residencial São Domingos; Jana Barroso; Maria Tomásia; Rosalina e Projeto Serviluz. Todas as obras envolvem urbanização, retirada de famílias de área de risco, entre outras ações. “Fora a retomada dos projetos, a Habitafor está trabalhando ainda em 32. 544 novas residências para pessoas que vivem em área de risco ou que têm uma renda de até três salários mínimos e precisam de uma casa própria”, salientou.

Áudio

Fonte: Agência de Notícias da AL