Prefeitura assina decreto para implantar programa Juventude Viva

 

Decreto para Juventude Viva em Caxias
O prefeito Léo Coutinho assinou o decreto que dará início às ações efetivas do programa Juventude Viva em Caxias. O programa, de iniciativa do Governo Federal, prevê a ampliação dos direitos e a prevenção da violência que atinge a juventude brasileira.

“Temos uma grande preocupação com o jovem em Caxias. Esse projeto é um plano de ações voltadas ao combate à violência e outras mazelas que acometem a nossa juventude. Mas para isso queremos envolver toda a sociedade para nos ajudar a mudar essa realidade. Aderindo ao projeto teremos uma atuação mais forte na vida do jovem caxiense, para que ele tenha uma vida minha digna, com oportunidade e respeito”, afirmou o prefeito municipal.

Em Caxias, o programa Juventude Viva será executado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Semelj), em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura, representantes do Legislativo, das Igrejas Católica e Evangélica, entre outros segmentos da sociedade civil.

“Nós precisamos falar a linguagem da juventude. A juventude gosta de esporte, de cultura, dança. A Juventude Viva pretende justamente trabalhar na linguagem do jovem. E com isso pretendemos formar um grande comitê intersetorial de políticas públicas para a juventude”, explicou o secretário da Semelj, Adelmo Soares.

A assinatura ocorreu durante encontro ocorrido, na manhã de sexta-feira (20), no Gabinete da Prefeitura Municipal e contou com a presença de representantes de todas as instituições envolvidas no programa Juventude Viva em Caxias. Na ocasião, os participantes puderam discutir sobre o plano de atuação do programa.

“Os jovens de hoje em dia não estão muito preocupados com o futuro. Muitos não estudam e não trabalham porque não querem. É como um cavalo que passa perto dele e ele se recusa em montar. Se ele quiser ser alguém na vida irá montar no cavalo e seguir em frente. E eu acredito que esse projeto irá nos ajudar a refletir mais sobre o que queremos para o nosso futuro”, disse o estudante Jonas Lopes.

Com ações de diversos ministérios, o Juventude Viva é a primeira etapa de uma ação mais ampla do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude e tem como público-alvo jovens negros entre 15 e 29 anos. O programa, no entanto, deve beneficiar jovens de outras etnias.

Fonte: Ascom/ Prefeitura de Caxias