Militantes recolhem assinaturas pela Reforma Política

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, aconteceu uma atividade de recolhimento de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política, no centro do Rio.

O ato foi realizado na histórica praça da Cinelândia, e teve início por volta do meio dia. A União da Juventude Socialista (UJS), a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB); a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), UBES, OAB, CNBB, e o PCdoB estiveram fortalecendo a ação.

Os militantes abordavam os trabalhadores, trabalhadoras e estudantes que passavam pelo local, buscando explicar o projeto e as suas importantes contribuições para o avanço da democracia no nosso país.

Segundo o site da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), no ato também aconteceu a inauguração do painel com o nome dos deputados federais comprometidos a votar a favor do projeto da reforma política de iniciativa popular entregue à Câmara dos Deputados no último dia 10/9. É importante salientar que a deputada federal do PCdoB-RJ, Jandira Feghali, é uma das protagonistas nessa luta pelo aprofundamento da democracia brasileira.


A campanha por eleições limpas:

A campanha que apresenta um Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política, é iniciativa do Movimento Contra Corrupção Eleitoral (MCCE) que agrega, entre outras entidades, a União Nacional dos Estudantes (UNE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O objetivo do projeto é concretizar uma proposta de Reforma Política por iniciativa popular que reformule nosso sistema eleitoral, defendendo, entre outras questões, o financiamento democrático das campanhas, sem a presença de empresas, corrigindo as distorções no atual sistema de doações eleitorais, que privilegiam somente o poder econômico e permitem uma série de vícios danosos à democracia. Além de debater também a questão do voto em lista fechada, com um primeiro turno onde os partidos políticos apresentariam seu programa e seus candidatos de forma unificada, possibilitando o cidadão conhecer as posições e referências ideológicas dos partidos políticos e dos candidatos.

Saiba mais: Com forte unidade, campanha nacional pela reforma política democratica é lancada no rio