PCdoB realiza conferência vitoriosa em Belém

PCdoB realizou no último dia (21), em Belém do Pará uma conferência vitoriosa reunindo cerca de mil filiados na base em todo o processo  com a presença de 120 delegados e delegados na plenária final da 13ª Conferência Municipal. O clima transcorreu com muita unidade política.

Conferência Belém

 A 13ª Conferência Municipal do PCdoB Belém, foi realizada em um clima de muita unidade política, iniciando com a explanação inicial sobre as Teses do 13º Congresso Nacional do Partido, do camarada presidente do Comitê Estadual Jorge Panzera. Explanou o Balanço dos governos Lula e Dilma, atualização da perspectiva para o Brasil e a construção do Partido nesta realidade inédita e as diretrizes para seu fortalecimento, destacando uma análise sobre a Amazônia e o Balanço e tendências da crise estrutural e sistêmica do capitalismo, do mundo em transição, e da nova luta pelo socialismo.

No segundo momento foi feito o balanço do trabalho de direção municipal, destacando algumas debilidades ainda vigentes quanto ao sistema de direção municipal, e organização partidária que dê mais agilidade na condução da política do partido nas bases, mas que no geral foi um balanço positivo e de perspectivas para um crescimento neste próximo período.

Segundo Marcos Panzera (Neco) Secretário de Organização do Comitê Municipal, o debate que rodeou as bases partidárias no decorrer destes quase três meses de mobilização foi muito rico, tendo o caderno e as discussões das teses chegado a mais de 35 bases partidárias, reunindo mais de 940 filiados, evidenciando um partido vivo na nossa capital. Para Leila Marcia Santos, que conduziu o partido nas últimas 2 gestões, a tarefa partidária foi cumprida, tendo o PCdoB nas últimas eleições participado ativamente da chapa majoritária, e elegendo 2 vereadores em chapa própria (camaradas Sandra Batista e Moa Moraes, ambos presidindo comissões na câmara municipal, a de direitos humanos e a de cultura, respectivamente).

Por fim a conferência contou com 120 delegados credenciados e presentes, de um total de 140 delegados eleito na base, o que proporcionou uma presença muito forte e que potencializa a nova direção para o biênio 2013/2015, que contará com um pleno de 35 camaradas.

No clima de muita unidade política, foi eleito por unanimidade o camarada Aroldo Carneiro para presidente do Comitê Municipal de Belém. 

Para Aroldo Carneiro é fundamentaç a manutenção da unidade partidária e a construção coletiva do projeto dos comunistas  na capital paraense no proximo período.

“continuar o esforço de manter a unidade, a construção coletiva, o fortalecimento da atuação nos movimentos sociais, a construção desde já para ampliar o número de cadeiras na Câmara Municipal de Belém e manter uma forte oposição ao governo tucano da capital, são as tarefas políticas centrais do PCdoB em Belém" Afimou o novo presidente.

Direção Eleita

1-Aroldo Carneiro – pedagogo, atual secretário estadual de organização
2-Antonio Oliveira-DAGUA; dirigente da associação dos feirantes/atual CM
3-Chicão –dirigente do partido no Outeiro
4-Denira -ex-dirigente da CBB;marambaia
5-Duda-DAGUA;funcionário da FASEPA
6-Denilson – professor da SEDUC
7-Ewerthon Roza- estatístico; UFPa/SPU/Atual CM
8-Gabriela – presidenta da UMES;UJS
9-Henos Nascimento -DAENT/Atual CM
10-Igor – UEPA/UJS
11-Ivanete – DAICO/Atual CM
12-Jairo – DAENT; dirigente do MOHAB
13-Jonhys – Diretor do SINDIFORTE
14-Lia Menezes – DAGUA;UBM/Atual CM
15-Luiz Claudio-funcionário da Funpapa;DAICO/CEMJA
16-Michel Sodré-historiador;DAGUA/Mandato da Vereadora do PCdoB
17-Moacir Martins-operário;Dirigente da CTB/Atual CM
18-Marli Meireles-UBM;SPU
19-Neco Panzera- funcionário público/Atual CM
20-Nazareno-DAICO;comunitário
21-Otávio-funcionário UFPA/UJS
22-Roberdam-especialista em gestão pública/Atual CM
23-Regiane Baia-DAICO/Atual CM
24-Rodrigo Moraes-professor/Atual CM
25-Sandra Batista – vereadora de Belém
26-D.Socorro-DAGUA;comunitária do Jurunas
27-Sabá-advogado/DASAC
28-Socorro-DASAC; comunitária da Pedreira
29-Sandy-funcionalismo público;saúde
30-Tony-estudante da UFPA;Unegro;UJS
31-Vera Lacerda-funcionária pública da saúde;CTB
32-Wanja Lobato-DAGUA;comunitária Jurunas,
33 – Zé Maria – militante da cultura; ambientalista;
34 – Moa Moraes; vereador de Belém.
35 – Marcelo Sarraf; Licenciado em Matemática; Servidor Público do Judiciário.

Da redação do Vermelho-Pará,
Everton Roza