PSB decide entregar cargos e sair do governo Tarso Genro

Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, o PSB decidiu entregar os cargos e deixar o governo Tarso Genro. Assim, a sigla adota no Estado postura semelhante à da executiva nacional, que decidiu sair do governo da presidente Dilma Rousseff.

Em reunião com o governador que durou menos de 15 minutos na manhã desta terça-feira, o presidente estadual da sigla, deputado federal Beto Albuquerque, entregou documento justificando e formalizando a saída dos socialistas do governo. Após a reunião com Beto, Tarso disse que não se surpreendeu com a saída do PSB do governo e que o partido foi coerente com o projeto de candidatura de Eduardo Campos à presidência da República.

Conforme Beto, a sigla ocuparia em torno de 30 cargos no governo Tarso. O mais importante e disputado deles é o comando da secretaria de Infraestrutura e Logística, que está com Caleb de Oliveira. As primeiras manifestações de Tarso e do chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, indicam que o Piratini não tem pressa em substituir Caleb. O mais provável é que o cargo seja oferecido ao PDT, partido do qual o Executivo precisa se aproximar para garantir apoio na eleição.

Secretário interino

O chefe da Casa Civil do governo do Estado, Carlos Pestana, anunciou na tarde desta quarta-feira João Victor Domingues como novo secretário de Infraestrutura e Logística. Coordenador de Assessoramento Superior do governador Tarso Genro, ele assumirá o cargo de forma interina até o final do mês de outubro. "Nesse período vamos continuar o que vinha sendo implementado, ou seja, o volume de investimentos em estradas, na própria CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), e algumas medidas de gestão que estavam, por ordem do governador, sob minha responsabilidade para melhorar esse desempenho de obras no Daer e no conjunto da secretaria”, disse Domingues durante o anúncio no Palácio Piratini.

Mais cedo, Tarso afirmou em entrevista que está indefinido qual partido vai assumir oficialmente a Seinfra. "Claro que a gente tem uma preocupação com a manutenção da maioria na Assembleia Legislativa e de continuar encaminhando as ações políticas e administrativas do projeto de governo que estão em andamento", sustentou o governador. Tarso ofereceu a vaga da Pasta ao ex-prefeito de Passo Fundo e ex-deputado federal, Airton Dipp (PDT). Mas a sigla, por meio de nota oficial, recusou a proposta.

De acordo com Tarso, Caleb de Oliveira vai assumir um cargo dentro do governo, mas sem influência política. "Ele começou fazendo um trabalho altamente positivo, tendo uma situação de dificuldade. Agora, eu convidei ele para integrar a minha assessoria superior sem compromisso de representar o partido. E ele aceitou e vai trabalhar comigo. E vai me ajudar muito na questão da infraestrutura do Estado", salientou o petista.

Da redação local, com agências