Rosane Simon pede a partidos barrem o PL do trabalho escravo

Ocupando o espaço do grande expediente na Sessão Legislativa desta segunda-feira, a Vereadora Rosane Simon referiu-se ao Projeto de Lei 4330 – o chamado PL do trabalho escravo – solicitando aos colegas Vereadores que contatem os Deputados Federais de seus partidos para barrar esta proposta. O PL 4330 busca a ampliação da terceirização de mão de obra e prevê basicamente, que qualquer posto de trabalho dentro das empresas possa ser preenchido com mão de obra terceirizada.

“A terceirização já é fato em nosso país, mas ela tem limites. Esse projeto quer retirar todos estes limites que garantem os direitos dos trabalhadores e autorizar que se legalize tudo, passando inclusive sobre a CLT”, disse a Vereadora. “Vivemos em uma sociedade de classes e aqueles grupos que vivem de exploração do trabalho estão fazendo um enorme esforço para passar este projeto. Por isso as Centrais Sindicais, os Sindicatos e todos os representantes dos trabalhadores, como nós aqui nesta casa, estamos também fazendo pressão, para rechaçar e barrar este projeto prejudicial à classe trabalhadora”.

Rosane Simon salientou que o rechaço ao projeto conta com a maioria dos membros do Tribunal Superior do Trabalho e convoca o engajamento de todos os partidos. “Apelo para que os colegas levem aos seus deputados o pedido para a retirada deste projeto de pauta e se não for possível, para que esse projeto seja derrubado, em nome de todas as conquistas dos trabalhadores e os seus direitos”.

Transferência do desfile Farroupilha para a Av. 21 de Abril foi aprovado

Seguindo no grande expediente, Rosane parabenizou o Executivo e as entidades pelo desfile do 20 de Setembro. “Parabenizo os CTG's e os piquetes, enfim, todas as entidades envolvidas na preparação e também no desfile pelo esforço nesta tarefa. Sei que muitas entidades superam muitas dificuldades para estarem presentes neste evento. O desfile foi exuberante e teve a aprovação da população que compareceu e prestigiou com grande alegria”.

Mulheres avançam na conquista de espaço político

Uma minirreforma eleitoral foi aprovada recentemente no Senado Federal. Das 60 emendas apresentadas, o relatório acatou apenas 17, entre elas a emenda de autoria da senadora Vanessa Graziottin (PCdoB), que autoriza o Tribunal Superior Eleitoral a realizar campanhas de incentivo à participação política das mulheres.

“Nós precisamos aplaudir esta conquista do movimento feminista. É muito comum ouvirmos que as mulheres não se interessam por política, mas isso não é verdade. As mulheres estão distantes muitas vezes pela tripla jornada, mas também pela ausência de informação dentro de uma sociedade machista que não faz questão da presença feminina na política. Creio que esta ação, divulgando a participação das mulheres nos pleitos eleitorais vai nos dar mais força para participação nos legislativos e executivos e nos espaços de poder”, comentou Rosane Simon.

Voto do STF sobre embargos infringentes foi debatido pelos vereadores
Vereadores do PP, PDT e PMDB criticaram a decisão do STF em anular o julgamento daquilo que a grande mídia chama de “mensalão”. Segundo os Vereadores, os juízes do supremo deveriam ter acatado os desejos da opinião pública sobre a questão e condenar os acusados.

A Vereadora Rosane Simon, que é bacharel em direito, defendeu a posição do PCdoB e também a decisão do supremo, ressaltando que a lei deve ser o parâmetro para absolver ou condenar qualquer acusado de infração e não uma suposta opinião majoritária na sociedade. “Nós que estudamos o direito não podemos achar que a opinião pública esta acima das leis e os magistrados seguiram a lei e cumpriram o seu dever. Além disso, todos sabemos que o suposto “mensalão” foi um julgamento político, calcado no interesse dos grandes meios de comunicação que agiram como partido político e julgaram os acusados antes do julgamento, tudo para tentar atingir o governo e barrar os avanços sociais conquistados pelo povo junto com o Presidente Lula e contra o interesse deles e das classes privilegiadas deste país”, comentou a Vereadora.

E concluiu: “a crucificação de Cristo aconteceu porque apesar de todas as evidências de que Jesus era inocente perante a lei, quem tinha o dever de julgar ouviu a opinião pública e não seguiu a lei. O que não podemos admitir é que a lei seja descumprida para que a grande mídia, defendendo seus interesses econômicos, direciona a “opinião pública” a condenar pessoas sem julgamento”.

Concluindo a sua fala, a Vereadora lembrou da Assembleia Geral das Nações Unidas que terá a abertura da Presidenta Dilma Roussef, defendendo este novo momento do país, soberano, pacífico e democrático. Rosane também lembrou da Conferência Municipal do PCdoB que se realizará no próximo domingo e que elegerá o novo Comitê do Partido.

Escola Tomé de Souza recebe homenagem

A diretora da escola Tomé de Souza Rosangela Bertollo e o secretário de Educação Eleandro Lizot estiveram presentes nesta sessão e receberam homenagem pelo aniversário da escola. Saudando a data a Vereadora Rosane Simon salientou a importância do trabalho realizado. “Quero deixar registrada a minha homenagem e do meu Partido a esta escola, localizada em um bairro de trabalhadores e operários, e saudar as experiências inovadores em prática neste educandário. Sabemos do zelo e empenho que todo o trabalho de vocês é realizado e que dá muito orgulho para a nossa cidade”.

De Ijuí,
Adriano Daltro