Comércio e crescimento da China são avaliados com otimismo
O porta-voz do Ministério do Comércio da China, Shen Danyang afirmou recentemente, em reunião de análise da situação econômica do país, que tem expectativas positivas para o crescimento econômico chinês no quarto trimestre de 2013. E nesta quinta-feira (26), o antigo economista-geral do Departamento Nacional de Estatísticas da China, Yao Jingyuan, afirmou que a macroeconomia da China em 2013 terá um bom desempenho.
Publicado 26/09/2013 10:43

De acordo com uma estimativa do Ministério do Comércio chinês, o índice de crescimento deverá registrar cerca de 8%, e o valor total do comércio exterior deverá ser o maior a nível global.
Porta-voz do Ministério, Shen Danyang disse que, de acordo com os dados divulgados pela alfândega nos últimos dois meses, o comércio externo do país registrou uma melhoria, e apontou que as políticas macroeconômicas promovem o comércio exterior.
Além disso, a transformação do modelo de desenvolvimento, que tem sido debatido internamente pelo governo chinês com boas perspectivas, também eleva a competitividade das companhias.
Nesta quinta, Yao Jingyuan, ex-economista-geral do Departamento Nacional de Estatísticas da China, também afirmou que a macroeconomia da China em 2013 vai ter um bom desempenho, numa perspetiva geral.
Em um fórum sobre a indústria do milho, realizado em Beijing, Yao disse que através de uma análise econômica, os índices como a taxa de crescimento, taxa de desemprego e a taxa subida do preço, podem demonstrar o perfil da macro-economia.
A taxa de crescimento econômico da China foi de 7,6% no primeiro semestre do ano, e Yao disse prevê que a taxa deste ano pode manter o mesmo nível.
Quanto à subida do preço, ele lembrou que entre janeiro e agosto, o IPC (Índice de Preço aos Consumidores) foi de 2,6% e para o ano inteiro, e este índice pode ser controlado dentro dos 3,5%.
Segundo Yao, a China planeja criar 9 milhões de postos de trabalho até o final do ano, e 80% dessa meta já foi cumprida no primeiro semestre.
Com informações da Rádio China Internacional