Monumental também terá corredor exclusivo
Com 25 quilômetros de extensão, pista só para ônibus que seguirá pela Estrutural será a maior já implantada no DF
Publicado 26/09/2013 09:45 | Editado 04/03/2020 16:38
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) anunciou ontem a criação da maior faixa exclusiva para ônibus do DF. O novo corredor, que terá 25 quilômetros, vai começar em Taguatinga Norte e terminar na Esplanada dos Ministérios, passando pela via Estrutural e pelo Eixo Monumental.
De acordo com o diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella, a faixa deve ser implantada nos primeiros meses de 2014. Mas o início do funcionamento do corredor está condicionado a construção de baias e áreas de recuo para ônibus nas duas vias – obras que ainda não têm data para começar.
O objetivo da faixa é reduzir em até 30 minutos o tempo de viagem dos passageiros de ônibus e, assim, estimular o uso do transporte coletivo. "Nas outras vias que têm faixas exclusivas, houve um incremento de passageiros entre 5% e 12%. Isso significa que tem gente deixando o carro em casa e vindo de ônibus, porque o ônibus está chegando mais cedo. O grande objetivo é esse. Retirar os carros de passeio de circulação nos horários de pico. Carro não pode ser instrumento de trabalho", afirmou Campanella.
Na Estrutural, o corredor exclusivo será desativado nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h15 às 19h30. Já no Eixo Monumental, a faixa funcionará 24h por dia, o que, segundo Campanella, não deve complicar o trânsito no local, uma vez que os carros de passeio já não costumam usar a faixa da direita nessa pista.
Mais faixa
Campanella disse ainda que o DFTrans estuda a criação de uma outra faixa exclusiva na região leste do DF, que abrange áreas como São Sebastião, Paranoá, Itapoã e condomínios do Jardim Botânico.