Cid Gomes e mais 400 aliados confirmam saída do PSB

O governador Cid Gomes, ao lado do irmão Ciro, e de aliados, anunciou oficialmente o desligamento do PSB na noite da última quinta-feira (26/09). O grupo não confirmou para qual legenda seguirá.

Dezenas de militantes do partido – entre deputados estaduais e federais, vereadores, prefeitos e presidentes de diretórios municipais, participaram da reunião comandada pelos irmãos Cid e Ciro Gomes, em Fortaleza. Um novo encontro está marcado para a próxima terça-feira (01/10), quando deverá ser anunciado a sigla à qual se filiarão. "A gente não tem mais espaço no PSB. Lamentamos profundamente, mas tomamos a decisão de sair'', disse. Cid declarou ter sido procurado pelo PP, PCdoB, PSD, PDT. Ele negou ter sido convidado pelo PT.

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB), irmão de Cid, e o ministro dos Portos, Leônidas Cristino seguem o governador. "Vamos todos para o mesmo partido. O meu esforço é de manter a unidade'', disse Cid, referindo-se também ao Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, aos quatro deputados federais e nove deputados estaduais, que também acompanham o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, vai entregar a Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, nesta sexta-feira (27), no Recife (PE), a lista de desfiliados retirada da reunião desta quinta. O governador calcula que serão mais de 400 nomes contando com os suplentes. Este encontro deverá ainda formalizar a garantia, já verbalizada pelo pernambucano, que de os que saírem não terão mandatos questionados por infidelidade partidária.

Estopim

Cid já estava sem espaço na legenda, por não concordar com o posicionamento de Eduardo Campos em relação à presidenta Dilma. O grupo do governador cearense apoia a reeleição de Dilma Rousseff e discorda da intenção de lançar candidatura própria à Presidência da República. A decisão da executiva nacional em entregar os cargos do partido no Governo Federal havia deixado Cid Gomes ainda mais isolado no partido desde a semana passada.

Mais

O grupo político de Cid Gomes detém 280 mandatos no estado, com 38 prefeitos, além dos 13 deputados e vereadores.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações dos jornais locais)
Fotos: O Povo