Sábado Resistente exibe documentário inédito “Lua Nova do Penar”

Com o objetivo de homenagear o centenário de Hiram de Lima Pereira, a próxima edição do Sábado Resistente, que ocorrerá no próximo a sábado (05) exibirá sessão especial do documentário inédito “Lua Nova do Penar”.

Após o filme será realizado uma roda de conversas com Marcelo Mário de Melo, ex-preso e companheiro de luta de Hiram Pereira e Leila Jinkings, diretora do filme.

Sobre o filme

Lua Nova do Penar (Recife, 2013), realizado por Leila Jinkings e Sidnei Pires, é um documentário sobre Hiram de Lima Pereira, jornalista, ator, poeta, membro do Partido Comunista, desaparecido político desde janeiro de 1975, quando foi preso pelos órgãos de segurança. Sua morte foi reconhecida no anexo da Lei 9.140/95.

O ex-sargento do Exército Marival Chaves revelou à Comissão da Verdade do Rio Grande do Norte que Hiran foi interrogado no centro de torturas e execuções implantado clandestinamente pelo DOI-Codi em Itapevi, na Grande São Paulo, morreu sob torturas e o seu corpo foi lançado em um rio próximo a Avaré.

Quase 40 anos depois de seu desaparecimento, as quatro filhas Nadja, Sacha Lídice, Zodja e Hânya se encontram para falar sobre o pai através da música, elemento unificador no cotidiano da família. Cantam a música composta pelo pai na cadeia e músicas da mãe, musicista.
Após a exibição haverá debate com os realizadores.

Joanne Mota,
Com agências