Banco central da China promete política monetária prudente

O banco central da China reiterou seu compromisso com uma política monetária prudente e também prometeu tornar sua política mais concentrada e coordenada para apoiar a economia real.

"O banco central afinará sua política de forma oportuna e apropriada para buscar um equilíbrio entre a estabilização do comércio, o avanço da reestruturação, a promoção das reformas e a prevenção dos riscos", diz uma declaração publicada no domingo depois de uma reunião regular do Banco Popular da China.

O banco prometeu otimizar a distribuição dos recursos financeiros para criar um ambiente estável para a atual reestruturação e modernização econômicas do país.

O banco também reiterou sua promessa de impulsionar as reformas orientadas ao mercado em seus mecanismos de taxas de juros e de câmbios.

A declaração foi feita em meio aos crescentes esforços do país para aprofundar as reformas financeiras.

A China inaugurou no domingo uma zona piloto de livre comércio em Xangai, que será uma prova para uma ampla gama de reformas orientadas ao mercado, incluindo a diminuição às restrições às finanças, investimento e comércio, uma ação amplamente considerada como uma etapa crucial na reforma e abertura do país.

Fonte: Rádio Internacional da China