Chico Lopes cobra respostas às reivindicações dos bancários  

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) requereu à Comissão de Trabalho da Câmara a realização de uma audiência pública para buscar respostas às reivindicações dos bancários, que estão em greve em todo o País desde a última quinta-feira (19). Diante da falta de respostas dos representantes dos bancos, o deputado solicita que a Comissão promova a audiência reunindo diretores da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e representantes dos trabalhadores, para promover o diálogo entre os setores.

“Os bancários vêm lutando de forma muito corajosa e mobilizada, nos 26 estados e no Distrito Federal, paralisando grande parte das mais de 21 mil agências bancárias existentes no País. A greve, que já acontece em função de os representantes dos banqueiros se recusarem a dialogar anteriormente na Mesa de Negociação, agora demonstra mais uma vez a grande capacidade de mobilização dos trabalhadores e a necessidade de respostas às suas reivindicações”, afirma Chico Lopes.

Integrante da Comissão de Trabalho da Câmara, Chico Lopes ressalta que, de acordo com os sindicatos que integram o Comando Nacional dos Bancários, a categoria está indignada com a ausência de resposta por parte da Federação dos Bancos aos trabalhadores.

"Uma vez que a greve traz consequências diretas sobre o cotidiano de atividades em todo o País, estamos solicitando que a Comissão de Trabalho atue nessa intermediação, para que haja uma resposta aos trabalhadores em greve”, reforça o deputado.

“Os bancários estão de parabéns pela mobilização, que vem sendo muito forte, no Ceará e em todo o País. Esperamos que possamos contribuir para a abertura desse diálogo e para que tenhamos novas conquistas para os bancários e para a sociedade”, complementa Chico Lopes.

O requerimento, protocolizado na última quarta-feira (25), sugere que a audiência pública conte com a participação de Carlos Alberto Cordeiro da Silva, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf); de Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) e dos representantes da Federação Brasileira de Bancos.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes