Câmara promove audiência sobre greve dos bancários 

A Comissão de Trabalho da Câmara promove audiência pública, na quinta-feira (17), sobre a greve nacional dos bancários. O debate, proposto pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), vai buscar acordo entre as partes para encerrar a greve iniciada no dia 19 de setembro.  

“Uma vez que a greve traz consequências diretas sobre o cotidiano de atividades em todo o País, com implicações sobre inúmeros setores, fica clara a necessidade de a comissão atuar como mediadora entre trabalhadores e empresários”, afirma o deputado.

Leia também:
Inácio Arruda manifesta apoio à luta dos bancários

Deputada Perpétua Almeida cobra solução para greve dos bancários

Na última sexta-feira (11), o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo para encerrar a greve. No entanto, a decisão tem de ser levada às assembleias locais para ser votada. Se aprovada, porá fim à paralisação, mas os bancários estão divididos.

Os principais pontos do acordo são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% de reajuste (2,29% de aumento real) para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.

Foram convidados para a audiência o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Alberto Cordeiro da Silva; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), Lourenço Ferreira do Prado; e um representante da Fenaban.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara