PC Português conquista vitórias de grande significado em eleições

Em Portugal, a Coligação Democrática Unitária (CDU), que une o Partido Comunista Português (PCP), o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) e a Intervenção Democrática conquistou importantes vitórias neste domingo (29), nas eleições autárquicas, ou seja, de cargos executivos das câmaras municipais e juntas de freguesia (ou paróquias civis, em outras formas de administração civil).

Jerónimo de Sousa - CDU

De acordo com o portal de notícias da CDU, os resultados que a coligação obteve e a corrente de apoio às suas propostas e intervenção “e a expressiva participação de jovens e independentes fazem desta coligação um grande espaço de convergência”.

Além disso, o empenho foi classificado pela CDU como um “sólido elemento de confiança para as batalhas políticas futuras que continuaremos a travar, por uma vida melhor, pela indispensável demissão do Governo, pela rejeição do Pacto de Agressão e pela derrota da política de direita, por uma política patriótica e de esquerda, que afirme os valores de Abril [da revolução que derrubou a ditadura, em 1974] no futuro de Portugal.

Em diversas câmaras, a CDU elegeu maiorias absolutas ou recuperou o controle direto, com vereadores em importantes regiões. O portal da coligação ressaltou a “expressiva votação alcançada com o significativo reforço da percentagem eleitoral, aumento do número de vereadores, a confirmação da generalidade das suas posições de maioria e a conquista de novas maiorias, como são os casos de Évora, Beja, Grândola, Alcácer do Sal, Alandroal, Cuba, Vila Viçosa, Monforte, Silves, com a possibilidade de vencer em mais municípios, nomeadamente Loures”.

“Este reforço representa uma sólida progressão da CDU que testemunha a ampla corrente de apoio e confiança de um número crescente de portugueses e portuguesas”, disse Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP.

“A votação obtida pela CDU constitui um fator de confiança e esperança de que é possível outro caminho e outro rumo, um estímulo à luta e ao que ela pode abrir de perspectivas e concretização de uma política alternativa, e um testemunho de que, como temos afirmado, está nas mãos dos trabalhadores e do povo com a sua ação, opções e voto, derrotar os partidos da política de direita e dar mais força à CDU e à concretização de uma política patriótica e de esquerda”, continuou.

Os resultados obtidos, para Sousa, significam a “defesa dos interesses das populações, na promoção das condições de vida local e na luta por um Portugal mais justo e desenvolvido”.

O secretário-geral do PCP falou da convocatória à ação de luta nacional “Marcha Por Abril, Contra a exploração e o empobrecimento”, no dia 19 de outubro, e sobre as propostas que assegurem a melhoria dos salários e aposentadorias, o respeito pelos direitos de quem trabalha, o reforço da proteção social, a defesa e valorização dos serviços públicos, a aposta na produção nacional e na criação de emprego.

“O avanço da CDU é um importante estímulo na intervenção ativa e confiante para o reforço de posições nas eleições do Parlamento Europeu, de 25 de maio do próximo ano, na defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do país, da soberania e independência nacionais”, afirmou.

Com informações do portal da CDU