Missão indiana para Marte já tem data: 28 de outubro

A Índia marcou a data de 28 de outubro o dia que tentará escrever outro capítulo de seu programa espacial, o lançamento de uma nave não tripulada a Marte.

Funcionários da Organização para Pesquisa Espacial (ISRO, por sua sigla em inglês) confirmaram nessa terça-feira que o aparato será lançado no dia 28 do porto espacial da ilha de Sriharikota, ao sul, ainda que disseram ter estabelecido um prazo até 19 de novembro para realizar a complicada operação.

Depois de uma travessia de cerca de 300 dias, a sonda batizada Mangalyaan (Nave Marciana) estudará o clima, a geologia, a origem e evolução do planeta vermelho, e procurará água e outros elementos que possam sustentar vida em sua superfície.

Segundo os especialistas, essas primeiras tentativas do ser humano de estudar de perto Marte têm uma enorme relevância porque em poucas centenas de anos será um recurso inestimável para a vida na Terra.

Com o lançamento desse artefato, a Índia se converterá no sexto país em empreender um empenho dessa natureza depois dos Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e China.

A nave pesa 1,4 toneladas e levará cinco sofisticados instrumentos de investigação. Para propulsão, o ISRO utilizará o PSLV-XL, um foguete cuja eficiência ficou demonstrada em operações anteriores.

Ainda que sua viagem espacial só tenha começado em 1975 com o lançamento do foguete Aryabhatta usando um veículo portador russo, essa nação do sul asiático já realizou mais de 100 missões ao espaço.

Uma das mais relevantes foi a Chandrayaan I há quatro anos, o primeiro aparelho em descobrir a presença de água na Lua.

Fonte: Prensa Latina