PCdoB de Juiz de Fora realiza Conferência Municipal
Dia 27 de setembro de 2013, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi dado mais um importante passo para o fortalecimento do Partido Comunista do Brasil na cidade com a realização da Conferência Municipal do Partido.
Publicado 01/10/2013 14:55 | Editado 04/03/2020 16:49
Com uma mesa representativa, assim como a plenária, foram reunidos comunistas dos diversos seguimentos dos movimentos sociais. Presentes estavam representantes do movimento negro, gênero, sindical, estudantil, rural, cultural e associações de moradores, além de diversas categorias de trabalhadores. Participando também os comunistas que participam no governo municipal local.
O presidente do Diretório Municipal, Geraldeli Rofino, fez a abertura da Conferência Municipal fazendo um abalanço positivo dos dois últimos anos, passando pela organização do Partido diante dos principais eventos políticos que permearam o município, como as eleições Municipais, as manifestações de junho, eleições de sindicatos, participação em conselhos e outros. Os (as) componentes da mesa, Lucas em nome da União da Juventude Socialista (UJS) destacou a importância da participação dos jovens na construção do processo de transformação necessária para o desenvolvimento do Brasil. A comunista Maria Geralda Coordenadora Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária destacou o que tem representado o desenvolvimento da economia solidária e das ações realizadas na cidade, no estado e nacionalmente. Fernando Eliotério atualmente assessor no Ministério da Saúde, fez da sua participação uma demonstração de como atuam os comunistas quando em frentes gestoras e apresentou um quadro demonstrativo de ações no Ministério.
O secretário de atividades Urbanas da Prefeitura de Juiz de Fora, Basileu Tavares fez um relato da gestão da secretária nesses 9 meses, ressaltando que a mesma é identificada e valorizada pela ação participativa que tem desenvolvida, assim como a capacidade de diálogo proporcionando construções coletivas de atuação, que atendam as demandas a da sociedade e do governo, ressaltou ainda a importância de assegurar a organização do partido visando seu crescimento e fortalecimento local. Como primeiro suplente do cargo de vereador, destacou também a importância do processo eleitoral e das articulações, para assegurar a presença do partido também no legislativo. Encerrou sua intervenção afirmando que a gestão desenvolvida na Secretaria, tem assegurado a mesma o nome de “Secretaria de portas abertas”, assim como defende que seja a ação comunista, aberta ao diálogo, a construção coletiva e participativa. Cristina Castro, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, destacou a importância da necessária alteração na reforma política e na participação das mulheres nas esferas de poder.
Já Wadson Ribeiro vice presidente estadual do PCdoB fez uma análise da construção estadual do Partido e do envolvimento dos diversos segmentos dos movimentos sociais na luta de construção partidária. Analisou ainda o projeto de desenvolvimento que os comunistas defendem para o Brasil e as necessárias alterações econômicas que precisam ser implementadas para efetivar esse projeto. Com uma intervenção propositiva destacou a importância dos comunistas estarem interferindo diretamente nessa construção, assegurando a participação popular como destaque para implementar nossas políticas.
O camarada Sérgio Barroso, presente na Conferência representando o Comitê Central de forma clara, didática e sintética apresentou a tese do 13º Congresso. Em pauta apresentou o balanço dos governos Lula e Dilma, a atualização da perspectiva para o Brasil, a construção do Partido nesta realidade inédita e a realidade internacional, com foco na crise do Capitalismo, nas transições no plano geopolítico e nas lutas dos trabalhadores e povos pelo Socialismo. De cada ponto, destacou a análise central e ações defendidas pelo Partido. Numa avaliação positiva do governo Lula e Dilma com a participação do PCdoB ressaltou, no entanto, que a principal defesa dos comunistas está em avançar nas mudanças e renovar as perspectivas da luta pelo socialismo.
Finalizando a Conferência, o Presidente reeleito Geraldeli Rofino leu a nominata de 22 nomes que foi aprovada por unanimidade pelos delegados da conferência municipal.
Matéria e Fotos: Cristina Castro – Diretório Municipal do PCdoB