Dilma reúne-se com o presidente paraguaio no Palácio do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff recebe nesta segunda-feira (30), no Palácio do Planalto, o presidente do Paraguai, Horacio Cartes – que tomou posse há menos de dois meses – para discutir as relações comerciais com o Brasil e o retorno do país ao Mercosul, entre outros temas.

Cartes será recebido por Dilma, com honras de chefe de Estado, na rampa do Palácio do Planalto às 11 horas. Os dois presidentes farão a reunião no gabinete presidencial, juntamente com suas equipes. Às 12h20, Dilma e Cartes farão uma declaração à imprensa e depois almoçarão em banquete oferecido a Cartes no Palácio Itamaraty.

Mercosul

O Paraguai ficou suspenso do bloco entre 29 de junho de 2012 e 12 de julho deste ano apos o golpe parlamentar que destituiu o então presidente Fernando Lugo do poder. Com o processo eleitoral e a vitória de Cartes, que tomou posse em 15 de agosto, a suspensão foi extinta.

Cooperação

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), os dois países tratarão da continuidade da cooperação técnica, do desenvolvimento fronteiriço e de questões ligadas à infraestrutura e a iniciativas de combate à pobreza. De acordo com o governo paraguaio, também devem ser discutidas as negociações para a aliança União Europeia-Mercosul e assuntos relacionados à Usina Itaipu Binacional, construída pelos dois países e uma das maiores do mundo.

Após o almoço no Itamaraty, o presidente paraguaio também visitará os chefes dos demais Poderes da República, indo ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. O retorno da comitiva presidencial a Assunção está previsto para as 21 horas desta segunda (30).

Reunião com Haddad

A agenda da presidenta Dilma nesta segunda também inclui uma reunião com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto, às 15 horas.

Informações da Agência Brasil