Campina Grande realiza Conferência vibrante e vitoriosa

No último domingo (29) o PCdoB de Campina Grande realizou sua Conferência Municipal. Cento e vinte delegados, eleitos nas assembleias de base, representaram os comunistas campinenses em dia de grandes debates sobre questões do partido e sobre as teses do 13º Congresso, apontando desafios e perspectivas para avançar nas mudanças.

Plenária vota em Campina Grande - Hipólito Lucena

O processo de Conferência mobilizou mais de 400 filiados em Campina Grande que vem se destacando como a cidade paraibana onde o PCdoB mais tem crescido.

A plenária contou com a presença do ex-deputado Simão Almeida, presidente estadual do PCdoB e do vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira, membro do Comitê Central do partido.

A Secretária Municipal de Cultura, Marlene Alves avalia que “o encontro mostra a força do PCdoB, através de suas ideias e propostas e reforça o compromisso dos comunistas com o povo brasileiro”.

A exposição sobre as teses do 13º Congresso foi feita pelo camarada Luciano Siqueira que recordou com saudosismo o ano de 1970, quando viveu na cidade conhecida como “Rainha da Borborema” como militante clandestino na resistência à ditadura militar.

Luciano acentuou a importância do debate e analisou as conquistas da última década para o povo brasileiro, com os governos de Lula e Dilma. O dirigente nacional expôs também a respeitável participação do PCdoB para todas as vitórias obtidas e destacou a necessidade de o Partido continuar unido e pronto para a luta sempre.

Para o vereador eleito Napoleão Maracajá “o Partido demonstra todas as possibilidades de obter novos êxitos políticos e eleitorais”.
 

A avaliação da direção cessante é positiva (Resolução aprovada durante a Conferência)
A história da atuação do Partido Comunista do Brasil em Campina Grande, desde sua reorganização e da legalidade nos anos 80, tem sido marcada por uma permanente e destacada atuação em todas as lutas sociais.

A participação do PCdoB no movimento sindical, no movimento estudantil, cultural, comunitário e educacional tem se revestido de coerente consequência e, mesmo com altos e baixos, os resultados mostram um processo de franca recuperação do espaço político e do prestígio junto aos mais diversos segmentos sociais.

Depois de 20 anos fora do parlamento municipal, o Partido reconquista um assento na Câmara de Vereadores de Campina Grande, resultado de um processo de construção que envolveu a tática de resistência ativa nos momentos de crise e de ação propositiva bem articulada no período mais recente de avanços e consolidação de políticas públicas nos últimos dez anos de governo democrático e popular no país.

A combinação do fortalecimento ideológico e da unidade do Partido com a uma ousada ação de abertura de suas portas para novos contingentes de representantes e lideranças populares fez com que o Partido atingisse um patamar diferenciado em relação aos resultados obtidos nas duas décadas anteriores.

A construção do Partido em Campina Grande influencia diretamente no conjunto das forças e da política na região polarizada pelo município. Do mesmo modo irradia para a Paraíba um sentimento de que novas forças sociais e políticas estão em ascensão e que a pujança do Partido Comunista do Brasil nesta região acompanha o desenvolvimento das forças mais combativas do país e soma esforços na construção de alternativas para fazer o país Avançar nas Mudanças.

Glauce Jácome