Parceria comercial Mercosul-UE é aprovada pelo Brasil

Fernando Pimentel, ministro Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, junto com o conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), aprovaram a oferta brasileira que fará parte das negociações de acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

A Venezuela não participará dessa oferta por ainda estar cumprindo etapas de adesão ao Mercosul. O documento será encaminhado aos demais países membros do bloco sul-americano para a consolidação de uma oferta comum. O compromisso assumido entre representantes do Mercosul e da União Europeia, em janeiro último, é o de apresentar as ofertas até o último trimestre de 2013.

Questão do algodão

Na mesma reunião, o Conselho de Ministros decidiu ainda instruir o grupo técnico de retaliação a reunir-se para avaliar, até o dia 30 de novembro, eventuais medidas a serem tomadas, caso necessário, no âmbito do contencioso do algodão.

A decisão dos ministros deveu-se ao fato de os Estados Unidos terem interrompido o pagamento que vinha sendo feito ao Instituto Brasileiro do Algodão desde 2010, como parte do acordo temporário com o Brasil para a suspensão da retaliação autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Fonte: Infolatam