Mercado eleva mais uma vez estimativa de crescimento do PIB

O mercado financeiro elevou nesta segunda (7) a expectativa de crescimento da economia para 2013. De acordo com o boletim Focus do Banco Central, investidores e analistas elevaram a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas do país, de 2,40% para 2,47%.

O mercado vem ajustando a projeção para 2013 desde o resultado surpreendente do PIB no segundo trimestre, que cresceu 1,5% sobre o primeiro, e apesar de setores, como a indústria, estarem com sinais negativos no terceiro trimestre.

A estimativa para a expansão da produção industrial caiu de 1,92% para 1,7% neste ano e de 2,40% para 2,30% em 2014. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou que a produção industrial permaneceu estável ante julho, o que reforçou a chance de queda do PIB no terceiro trimestre do ano. E a queda de julho — antes computada em 2% pelo IBGE — foi revisada para recuo de 2,4%.

Déficit da dívida pública

Outro dado importante é a expectativa para a redução do déficit da dívida líquida do setor público. O mercado financeiro já admite um déficit de 34,5% em proporção do PIB ante os 34,7% da estimativa anterior.

Nos demais indicadores, o mercado manteve as projeções do relatório anterior, com a inflação em 5,82% apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a taxa de câmbio, ao final de 2013, em R$ 2,30 e a taxa básica de juros em 9,75% ao ano, também ao final de período. Os preços administrados também terão correção de 1,8%, segundo as estimativas do mercado.

Juros

A projeção para a taxa Selic ao fim deste ano segue em 9,75%, enquanto a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi mantida em 5,82%. Para 2014, a projeção da Selic foi mantida em 9,75%, mas a do IPCA teve leve queda, de 5,97% para 5,95%.

Informações das agências