Angola e África do Sul assinam acordo de cooperação cultural

Angola e África do Sul assinaram em Luanda um acordo de cooperação no ramo de artes e cultura, que fortalecerá a colaboração nessa área no período de 2013 a 2015, de acordo com fontes oficiais.

O documento, assinado nesta quarta-feira (9) pela ministra de Cultura de Angola, Rosa Cruz e Silva, e por seu homólogo da África do Sul, Paul Mashatile, beneficiará os dois países com fortes laços amistosos, concordaram ambas partes.

Mashatile expressou que o convênio estreitará ainda mais os vínculos culturais entre ambas nações ao calor dos intercâmbios entre criadores de seu país e de Angola.

Segundo fontes oficiais, o acordo bilateral permitirá a colaboração entre especialistas de instituições culturais dos dois estados africanos.

O visitante reconheceu, também, que memoriais em Angola, como o de Agostinho Neto, Cuito Cuanavale e o Marco Histórico de Kifangondo, são dignos de serem promovidos pelo Fundo Africano de Patrimônio Mundial, dada sua importância cultural e arquitetônica.

Assinalou que a Batalha de Cuito Cuanavale, ocorrida em 1988 com a participação de tropas internacionalistas cubanas, é um exemplo de luta pela liberdade e de paz para muitos países africanos, particularmente África do Sul, Moçambique, Namíbia e Zimbábue.

Essa importante batalha na província de Cuando Cubango, no sul, que terminou no dia 23 de março de 1988, contribuiu para pôr fim ao regime racista do apartheid sul-africano e tornou possível a independência de nações deste continente.

Por sua vez, a ministra de Cultura de Angola destacou os avanços deste país da África Austral na identificação e promoção de lugares históricos, que fazem parte do patrimônio mundial.

Fonte: Prensa Latina